terça-feira, 14 de abril de 2009

Essa & Outras (II)

Mutias vezes nos damos conta da importäncia do nosso trabalho através do reconhecimento e consequente apoio de terceiros; pessoas que não estão envolvidas diretamente, mas se interessam em acompanhar com olhar atento e crítico de quem entende do assunto.
Estou falando de um dos grandes incentivadores do Cineclube Paraty desde sempre: o jornalista Ubiratan Brasil, editor assistente do Caderno 2 do jornal “O Estado de São Paulo”. Apesar de viver a 300 km de Paraty, ele nunca deixou de colaborar com o nosso projeto; algumas vezes estando presente fisicamente, outras vezes fornecendo informações valiosas por telefone ou correio eletrônico, ou ainda nos motivando nos momentos de dúvida e dificuldade.
Posso afirmar tranquilamente que o Bira, assim chamado pelos amigos, é um dos jornalistas mais respeitados e competentes do Brasil nas áreas de literatura e cinema. No seu dia-a-dia, acima de tudo pelo prazer, ele praticamente lê todos os livros e assiste a todos os filmes, muitas vezes antes de serem lançados no Brasil. Ele é um dos privilegiados (merecimento legítimo) a ocupar as melhores poltronas das salas dos festivais e mostras mundo afora, desde o Festival de Cinema Ambiental de Goiás Velho até o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood em Los Angeles, por exemplo. Eu arriscaria dizer que a sua preferida é a Mostra Internacional de São Paulo: ele assiste todos os anos a cinco filmes por dia, no mínimo, e se lembra de detalhes de todos eles. Não é a toa que ele é um dos responsáveis pelo prêmio da crítica da Mostra de SP.
Pois tivemos o orgulho de ter a presença do Bira em uma das nossas primeiras exibições em Paraty. Em setembro de 2006 o convidamos e ele veio apresentar um filme. Como estávamos às vésperas do Festival de Cinema do Rio de Janeiro e da Mostra de SP que homenageou, naquele ano, o cinema italiano dos anos 1970 e 80, decidimos propor a exibição de três filmes para que o público escolhesse democraticamente um deles. O público presente, cerca de 30 pessoas, preferiu ‘Parente é Serpente´ a ‘Casa Nova e a Revolução’ e a ‘Feios, Sujos e Malvados’. Além de apresentar este filme, Bira fez uma síntese da programação destes que são os maiores festivais de cinema do Brasil.
Vamos publicar neste ‘blog’ futuramente outras contribuições ao Cineclube Paraty, do nosso querido Bira.
Fica aqui esta singela homenagem e agradecimento a este grande e respeitado amigo, quem me faz acreditar que, por Essa e Outras, vale e pena continuar !

2 comentários:

  1. André, meu querido, pode parecer cabotinismo eu comentar um post tão bacana mas, além de agradecer comentários tão elogiosos (sim, a Mostra é meu festival do coração...), quero apenas dizer que é um prazer colaborar com esse trabalho do Cineclube. Vocês enfrentaram (e ainda enfrentam) muitas dificuldades mas não desistem e só por isso já vale a pena estar ao lado. Assim, conte comigo. Espero, aliás, que vocês tenham o devido reconhecimento em um evento cultural tão importante como a Flip, que acontece em julho. Seria uma vergonha os organizadores e os governantes ignorarem o que vocês fizeram até agora. Vocês não podem ser considerados colaboradores apenas, e sim parceiros. É o mínimo que se espera. Bem, estarei aí em julho e espero comprovar isso.

    ResponderExcluir
  2. André, meu querido, pode parecer cabotinismo eu comentar um post tão bacana mas, além de agradecer comentários tão elogiosos (sim, a Mostra é meu festival do coração...), quero apenas dizer que é um prazer colaborar com esse trabalho do Cineclube. Vocês enfrentaram (e ainda enfrentam) muitas dificuldades mas não desistem e só por isso já vale a pena estar ao lado. Assim, conte comigo. Espero, aliás, que vocês tenham o devido reconhecimento em um evento cultural tão importante como a Flip, que acontece em julho. Seria uma vergonha os organizadores e os governantes ignorarem o que vocês fizeram até agora. Vocês não podem ser considerados colaboradores apenas, e sim parceiros. É o mínimo que se espera. Bem, estarei aí em julho e espero comprovar isso.

    ResponderExcluir