terça-feira, 21 de julho de 2015

SESSÃO ESPECIAL QUASE SAMBA-FILME E DEBATE

Quase Samba abriu a nossa programação de Julho no dia 12, durante o habitual encontro de domingo com o público cineclubista de Paraty, às 19hs no auditório da Casa da Cultura.

Frente a uma sala ocupada por aproximadamente 40 espectadores, o Diretor Geral do Cineclube Danilo Medeji apresentou o filme, deu algumas curiosidades sobre o diretor Ricardo Targino e o elenco e uma breve critica. Também destacou as etapas de divulgação do longa e a importância para o Cineclube Paraty de poder participar da mesma, dedicando uma sessão a uma nova obra nacional que escolheu o circuito alternativo, além do comercial, para atingir e sensibilizar maior público possível sobre os temas tratados, ainda tão urgentes na sociedade brasileira: a corrupção, o machismo, a violência domestica, a homossexualidade, etc.

Danilo aproveitou então para convidar o público a participar de um mini-debate pós sessão 
durante o qual alguns voluntários pudessem expressar as próprias impressões sobre o filme.
Logo depois do final, foram três as intervenções espontâneas que animaram o debate, todas muito positivas no juízo global do filme, mas as primeiras duas, de duas mulheres, ressaltaram alguns detalhes interessantes do ponto de vista estético, como a paleta de cores, a fotografia, e as interpretações. Mas também levaram a uma reflexão sobre as grandes diferenças que existem na realidade das famílias brasileiras e o enorme valor do filme em retratar esse mundo que a maioria finge não ver, feito de pessoas que têm um coração mais puro e por isso são as que mais erram, atraindo amores especiais como a protagonista Teresa.

Se destacou a intervenção de uma mãe, acompanhada pela filha menor de 16 anos, que chegou na sala achando que tratasse de uma sessão de filme infanto-juvenil (nossa sessão do sábado é dedicada a esse público) mas quando percebeu que o tema era outro escolheu ficar porque achou importante que a filha possa entrar em contato com temas "fortes", como a violência e a diversidade sexual: a maior satisfação, como ela disse, é poder conversar com a filha sobre esses argumentos para que ela se prepare à "vida loca" que nos traz as vezes experiências impactantes e escolhas difíceis., pois nem tudo é cor de rosa. O mundo está aí e precisamos vê-lo em todas as suas matizes.

Um aplauso do público encerrou a sessão.








segunda-feira, 13 de julho de 2015

O CINECLUBE EM JULHO


Depois da pausa da primeira semana de Julho, devido às atividades da FLIP que ocuparam o auditório da Casa da Cultura, voltamos ontem 12 de Julho com mais um filme brasileiro lançado em paralelo no circuíto comercial e na rede de Cineclubes e associações: QUASE SAMBA, o primeiro longa-metragem do diretor Ricardo Targino, foi apresentado pelo Diretor do Cineclube Danilo Medeji que a conclusão do filme animou um mini debate com o público que expressou às suas opiniões sobre o mesmo e os temas que enfrentou: machismo, violência, corrupção, numa história simples que como muitos destacaram é a realidade de muitas famílias brasileiras.

Aqui os detalhes da nossa programação do mês de Julho do Cineclubinho e Cineclube.
Não percam a última sessão do mês com o aclamado BIRDMAN, ganhador do Oscar 2015 como melhor filme.

CINECLUBINHO PARATY – SÁBADO DA CRIANÇA ÁS 19 HORAS


11/07 - Curtas da Pixar 2
(2007-12, EUA, Disney & Pixar, Curtas de Animação, 75 min, Livre)
Disney e Pixar apresentam uma incrível nova coleção de 12 curtas-metragens, incluindo os indicados ao Oscar® (Melhor Curta-Metragem, Animação: Presto, 2008; Dia & Noite, 2010; La Luna, 2011) e vários outros favoritos da família.



18/07 - Como Treinar o Seu Dragão
(2010, EUA, Dream Works, Animação, 93 min, Livre)
Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra Banguela, um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.



25/07 - Os Boxtrolls
(2014, EUA, Dir. Graham Annable, Anthony Stacchi, Animação, 97 min, Livre)
Ovo é um garoto órfão, criado por seres do subterrâneo catadores de lixo “Os Boxtrolls”, tenta descobrir um caminho para resgatar seus amigos de um exterminador do mal.
Animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow.




 CINECLUBE PARATY – DOMINGO É DIA DE CINEMA ÁS 19 HORAS

12/07 - Quase Samba (Lançamento Nacional em Circuito Alternativo)
(2014, Brasil, Dir. Ricardo Targino, Drama, 83 min, 16 anos)
Teresa (Mariene de Castro) é uma cantora de rádio que se vê dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança. Um deles é o seu antigo namorado, um policial grosseiro e violento (Otto), e o segundo é um jovem atencioso (João Baldasserini), disposto a assumir a paternidade do futuro bebê. Enquanto o coração de Teresa se divide, ela conta com a ajuda do melhor amigo (Cadu Fávaro).



 18/07 - O Que Eu Mais Desejo
(2012, Japão, Dir. Hirokazu KORE-EDA, Drama, 128 min, 12 anos)
O anúncio da construção de uma linha de trem ‘bala’ ligando duas cidades enche o garoto Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do trem irá reunir sua família mais uma vez.



26/07Birdman
(2014, EUA, Dir. Alejandro González Iñárritu, Comédia Dramática,  119 min, 16 anos)
Uma comédia de humor negro que conta a história de um ator, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeja montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Nos dias que antecedem a noite de abertura, o ator - Riggan Thomson - luta contra o seu ego e tenta recuperar a sua família, a sua carreira, e a si próprio.


   

quarta-feira, 24 de junho de 2015

ACONTECE EM JUNHO



Nossa programação de Junho se destacou por duas sessões muito especiais: a primeira, na sexta 5 de Junho, em ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a apresentação do documentário "A Lei da Água" do diretor André D'Elia, produzido por Fernando Meirelles.
A Associação Cairuçu de Paraty nos convidou para participar do lançamento desse interessante longa que explica a relação entre a crise hídrica que está atravessando o Brasil e o novo Código Florestal aprovado em 2012. 
A projeção foi seguida por um animado debate com o diretor, convidado especial desse dia.



No domingo 14, na nossa habitual sessão das 19hs, foi a vez de "Ventos de Agosto", um docu-ficção brasileiro, primeiro longa do diretor Gabriel Mascaro: como Cineclube Paraty fomos orgulhosos de participar do lançamento desse excelente trabalho que teve divulgação no circuito alternativo dos Cineclubes nacionais, depois de ter participado de numerosos festivais e recebidos importantes prêmios internacionais. Uma longa de baixo recursos, com atores não profissionais, poético e divertido ao mesmo tempo.

Não percam a última sessão do mês de Junho: chega na nossa sala o aclamado "Whiplash", ganhador do Oscar pelo melhor ator coadjuvante, para uma noite de domingo de puro jazz. 

Aqui vai a programação detalhada do Cineclubinho e Cineclube.

CINECLUBINHO PARATY – SÁBADO DA CRIANÇA ÀS 19 HORAS


 06/06Operação Big Hero
(2014; EUA; Disney; Dir. Don Hall, Chris Williams; Animação; 101 min; Livre.)
Inspirado livremente em personagens dos quadrinhos da Marvel, o filme animado da Disney "Big Hero 6" se passa numa metrópole futurista chamada San Fransokyo, onde um garotinho chamado Hiro aperfeiçoa o robô Baymax, criado pelo irmão, para combater o crime ao lado de Go Go, Wasabi, Honey Lemon e Fred.





13/06O Menino e o Mundo
(2014; Brasil; Dir. Alê Abreu; Animação; 85 min; Livre.)
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.



20/06A Viagem de Chihiro – Sessão Clássicos 
(2003; Japão; Dir. Hayao Miyazaki; Animação; 122 min; Livre.)
Uma garota de 10 anos, acompanhada pelos pais numa viagem de mudança vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais, após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido, em um mundo bizarro e fantasioso. Oscar de Melhor Animação.




27/06Tainá 2
(2005; Brasil, Dir. Mauro Lima; Aventura; 80 min; Livre.)
Anos se passaram e a indiazinha Tainá (Eunice Baía) cresceu. Agora uma pré-adolescente, ela se divide entre o enfrentamento com os bandidos e a atenção que dá a uma nova amiga. A pequenina Catiti, de 6 anos, fugiu da sua aldeia na tentativa de imitar Tainá como protetora do meio ambiente. Juntas, elas vão viver muitas aventuras na floresta.



CINECLUBE PARATY – DOMINGO É DIA DE CINEMA ÀS 19 HORAS

07/06As Mulheres do 6º Andar
(2011; França; Dir. Philippe Le Guay; Comédia; 104min; 12 anos.)
Na década de 1960, em Paris, um casal conservador contrata uma empregada espanhola, após sua governanta pedir demissão. Jean-Louis, o marido, acaba encantado pela moça e passa a visitar o andar no prédio onde ela mora com outras espanholas. Com modos mais simples e alegres, elas conquistam o senhor.





14/06Ventos de Agosto – Lançamento na Rede de Cineclubes
(2014; Brasil; Dir. Gabriel Mascaro; Drama; 77 min; 14 anos.)
Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.



21/06Magia ao Luar 
(2014; EUA; Dir. Woody Allen; Comédia Romântica; 97 min; 12 anos.)
Stanley (Colin Firth), um falso mágico com talento para desmascarar charlatões, é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie (Emma Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela moça.



24/06 – Chá com Cinema – Narradores de Javé
(2003; Brasil; Dir. Eliane Caffé; Drama; 100 min; Livre.)
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

28/06Whiplash
(2014; EUA; Dir. Damien Chazelle; Drama; 107 min; 12 anos.)
Um jovem baterista (Miles Teller) sonha em ser o melhor de sua geração. Com o treinamento de o reverenciado e impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher (JK Simmons), o músico começa a ultrapassar todos os seus limites, inclusive tomando atitudes que jamais pensou que tomaria.



sábado, 9 de maio de 2015

NOVIDADES DO MÊS DE MAIO


O último domingo de Abril realizamos uma sessão muito especial para o Cineclube Paraty:  pela primeira vez explicamos, com uma carta aberta lida ao público cineclubista presente no auditório da Casa da Cultura, as motivações que levaram ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) a nos comunicar e justificar o término da nossa parceria de quatro anos. E também demos a nossa própria visão do ocorrido, através de um claro panorama da situação do audiovisual no país inteiro e da necessidade de espaços para exibição que em Paraty estão em falta. Podem visualizar o texto integral da carta no post do dia 27 de Abril.









A carta teve também difusão nas redes sociais e jornais como o Folha do Litoral Costa Verde, que através da TVFLitoral 21, fez uma entrevista ao nosso Diretor Danilo Medeji e a Chefa do Escritório do IPHAN em Paraty, Adriana Teixeira, para esclarecer a situação.

Queremos aproveitar para agradecer de coração todas as manifestações de carinho e solidariedade ao Cineclube que recebemos nesses dias, a través de mensagens formais ou simples comentários nos nossos canais de divulgação. Esse apoio demostrou que a perda de um espaço físico de projeção de filmes e as atividades culturais que muitas vezes acompanharam nossas sessões, não prejudica só a organização da nossa ONG mas sobre tudo a todo público cineclubista da cidade.

Frente a uma sala lotada, depois da leitura da carta e apresentação das programações de Maio do Cineclube Paraty e Cineclubinho, demos inicio à projeção de Boyhood, a longa produzida com os mesmos atores durante 12 anos e que foi um dos grandes candidatos ao Oscar 2015. Mais um sucesso de critica e de público para a nossa plateia.









PROGRAMAÇÃO MAIO CINECLUBINHO PARATY - TODOS OS SÁBADOS NO AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA ÀS 19HS



02/05  - PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (2008; Japão; Hayo Miyazaki; Longa Animação; 101 min; Livre)
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.



09/05MALÉVOLA (2014; EUA; Walt Disney; Fantasia; 97 min; 10 Anos)
Malévola é a nova versão do conto da Bela Adormecida. A história concentra-se na vilã, contando os fatos de sua vida que fizeram dela uma mulher amargurada e vingativa, capaz de amaldiçoar a jovem Aurora. Malévola é vivida por Angelina Jolie e Aurora por Elle Fanning. A produção da Disney é dirigida por Robert Stromberg.



16/05 MADAGASCAR 3 - OS PROCURADOS (2012; EUA, DreamWorks; Animação; 90 min; Livre)
Alex, Marty, Melman e Glória tentam voltar para Nova Iorque, mas erram o caminho e vão parar na Europa. Lá eles se tornam os mais procurados por uma exterminadora que não costuma brincar em serviço.   Para saírem vivos dessa, eles se escondem em um circo; mas o que era para ser uma passagem rápida se torna uma longa temporada cheia de confusão.


  
23/05 – PONTE PARA TERABITIA* - Sessão: “Clássicos – Cineclubinho Paraty” - (2007; EUA; Dir. Gabor Csupo; Aventura; 96 min; Livre)
Jesse Aaron (Josh Hutcherson) está na quinta série e seu maior desejo é se tornar o mais rápido corredor de sua sala. No entanto, a chegada da menina Leslie Burke (AnnaSophia Robb) faz com que seu sonho desabe, uma vez que ela se torna a mais rápida da turma. A concorrência inicial logo é tranformada em amizade, quando eles descobrem na floresta um mundo mágico, onde a dupla é rei e rainha.
 *ELEITO MELHOR FILME FANTASIA DE 2007 PELA CRÍTICA



30/05 – Sessão: “Tributo à Zé Kleber” - FESTA NO CÉU  - (2014, EUA; FOX FILMES; Animação; 95 min; Livre)
FESTA NO CÉU traz a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas de sua família ou seguir seu coração. Antes de escolher que caminho seguir, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos onde ele deverá enfrentar seus maiores medos. Rico e com uma nova abordagem das músicas pops favoritas, FESTA NO CÉU, nos incentiva a celebrar o passado sempre olhando para o futuro.





PROGRAMAÇÃO MAIO CINECLUBE PARATY-DOMINGO É DIA DE CINEMA
TODOS OS DOMINGOS NO AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA ÀS 19HS


03/05 GAROTA EXEMPLAR (2014; EUA; Dir. David Fincher; Drama; 145 min; 16 anos.)
       Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
  • Vencedor de 4 Globo de Ouro 2014 (Melhor Drama, Diretor, Atriz e Roteiro)
  • 1 Indicação ao Oscar 2015 – Melhor Atriz: Rosamund Pike



 10/05EU, MAMÃE E OS MENINOS(2013, França, Dir. Guillaume Gallienne; Comédia; 85 min; 12 anos.)
A primeira lembrança que eu tenho da minha mãe é de quando eu tinha uns quatro ou cinco anos. Ela chamou os filhos para o jantar, dizendo: "Meninos e Guillaume, na mesa!". A útima vez que nos falamos ao telefone, ela me disse: "Um beijo, meu querido". Entre essas duas frases, existem alguns mal-entendidos...Uma comédia sobre diversidade sexual, Eu, Mamãe e os Meninos foi dirigida e estrelada por Guillaume Gallienne. “Premiado como o melhor filme do Oscar francês (2014)”, o longa teve 2 milhões e 600 mil espectadores na França.



17/05ELENA- (2012, Brasil, Dir. Petra Costa, Documentário, 82 min;12 anos.)
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
PRÊMIOS
• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários.
• 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial
• 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial
• Films de Femmes 2013 – melhor documentário
• 10º Planete+ Doc Film Festival Varsóvia – Prêmio Canon de Cinematografia
• 7º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória – melhor música Original
• 6º Los Angeles Brazilian Film Festival – melhor documentário
• 9º Festival Internacional de Cine Documental de la Cuidad de México (DocsDF) – melhor longa-metragem latinoamericano
• 35º Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano – Havana, CUBA – melhor documentário
• 40º Festival Sesc Melhores Filmes – São Paulo, BRASIL – melhor documentário (votação do público)
• 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Rio de Janeiro, BRASIL – melhor documentário (votação do público) e melhor montagem (Marilia Moraes e Tina Baz)
•4º Arlington International Film Festival (AIFF) – Estados Unidos – melhor filme



24/05CHICO E RITA(2012; Espanha e Reino Unido, Dir. Fernando Trueba, Javier Mariscal, Longa Animação, 94 min; 14 anos.)
Havana, Cuba, 1848. Chico (Eman Xor Oña) é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita (Limara Meneses) é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon (Mario Guerra), amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes.
·         VENCEDOR DO PRÊMIO GOYA 2011 - MELHOR FILME ANIMAÇÃO
·         INDICADO AO OSCAR 2012 – MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO




31/05SESSÃO ESPECIAL: TRIBUTO A ZÉ KLEBER - UM ASILO MUITO LOUCO
 (1969; Brasil; Dir. Nelson Pereira dos Santos; Comédia; 100 min; 12 anos.)
Século XIX, em uma província à beira-mar. Um padre (Nildo Parente) constrói um asilo, com o objetivo de abrigar os loucos, para tentar descobrir um tratamento para restaurar a razão perdida. Só que os poderosos do local voltam-se contra o padre, em virtude da enorme quantidade de paroquianos internados como loucos. O padre reconsidera a situação e propõe que fiquem no asilo apenas os sãos.




SESSÕES ESPECIAIS

27/05  15HS CHÁ COM CINEMA Sessão especial de Cinema para Terceira Idade
Em parceria: Casa da Cultura de Paraty, Cineclube Paraty e Casa Azul

Filme- HISTORIAS E OFICIOS DO TERRITÓRIO
Concebida a partir da memória oral de paratienses da velha guarda, selecionados em pesquisa de campo junto à comunidade, Histórias e Ofícios do Território é uma exposição audiovisual que rememora a vida em Paraty antes da inauguração



29/5  10HS  TRIBUTO A ZÉ - Sessão agendada aos alunos do Cembra e CIEP Brizolão, aberta ao público. 

Filme: UM AZYLLO MUITO LOUCO 



terça-feira, 28 de abril de 2015

Programação Abril


Na espera de um novo local para poder retomar as nossas sessões de quarta-feiras e assim garantir ao público o nosso habitual duplo encontro semanal, nesse mês de Abril seguimos com as exibições do domingo na Casa da Cultura às 19hs. Um programa cheio de filmes atuais e aclamados pela crítica internacional que lotaram o auditório (aproximadamente 150 pessoas por sessão).



A novidade do mês de Abril foi o retorno do Cineclubinho Paraty à Casa da Cultura. A programação de Cinema Infanto-Juvenil, uma iniciativa dedicada ao publico infantil e mais jovem que assim poderá assistir pela primeira vez na cidade à sessões marcadas de  filmes, curtas e desenhos animados dublados em português. A programação começou com uma serie de curtas da Pixar. Inicialmente foi marcada para todos os sábado às 19hs na Casa da Cultura, mas devido aos compromissos tomados anteriormente pela direção da Casa com outros eventos na cidade nessas mesmas datas, não foi possível garantir as projeções uma vez por semana no mês de Abril. Pais e crianças, fiquem de olho no nosso blog e no Facebook para a programação atualizada do mês de Maio!


PROGRAMAÇÃO ABRIL CASA DA CULTURA-DOMINGO É DIA DE CINEMA

Dia 05/04

ARGO  (EUA; Dir. Ben Affleck; Drama; 120 min; 14 anos.)
Vencedor de 3 Oscar - 2013 (Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Edição)



Seis diplomatas, em plena Revolução Iraniana, conseguiram escapar da embaixada americana tomada por rebeldes e se refugiaram na casa do embaixador canadense. Para conseguir escapar do Irã e voltar aos Estados Unidos, eles optaram por um plano ousado: fingir ser integrantes da equipe de filmagens de uma ficção científica de Hollywood, chamada Argo, coordenada por Tony Mendez (Ben Affleck), especialista da CIA.

Dia 12/4

A BUSCA (2013; Brasil; Luciano Moura; Drama; 90 min; 12 anos.)
Premiado no Festival de Cinema do Rio como Melhor Filme Ficção pelo voto popular. Seleção Oficial - Film Sundance Festival 



Theo Gadelha (Wagner Moura) e Branca (Mariana Lima) são casados e trabalham como médicos. O casal tem um filho, Pedro (Brás Antunes), que desaparece quando está perto de completar 15 anos. Para piorar a situação, Theo fica sabendo que Branca quer se separar dele e que seu mentor (Germano Haiut) está à beira da morte. Theo sai em busca do filho sumido e aproveita a viagem para se redescobrir.

Dia 19/4

LUCY (2014; França; Dir. Luc Besson; Ficção Científica; 89 min; 16 anos.)



Quando a inocente jovem Lucy (Scarlett Johansson) aceita transportar drogas dentro do seu estômago, ela não conhece muito bem os riscos que corre. Por acaso, ela acaba absorvendo as drogas, e um efeito inesperado acontece: Lucy ganha poderes sobre-humanos, incluindo a telecinesia, a ausência de dor e a capacidade de adquirir conhecimento instantaneamente.

Dia 26/4

BOYHOOD (2014; EUA; Dir. Richard Linklater; Drama; 165 min; 12 anos.)
6 Indicações ao Oscar 2015 (Vencedor - Melhor Atriz Coadjuvante a Patricia Arquette)



O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.