quarta-feira, 24 de junho de 2015

ACONTECE EM JUNHO



Nossa programação de Junho se destacou por duas sessões muito especiais: a primeira, na sexta 5 de Junho, em ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a apresentação do documentário "A Lei da Água" do diretor André D'Elia, produzido por Fernando Meirelles.
A Associação Cairuçu de Paraty nos convidou para participar do lançamento desse interessante longa que explica a relação entre a crise hídrica que está atravessando o Brasil e o novo Código Florestal aprovado em 2012. 
A projeção foi seguida por um animado debate com o diretor, convidado especial desse dia.



No domingo 14, na nossa habitual sessão das 19hs, foi a vez de "Ventos de Agosto", um docu-ficção brasileiro, primeiro longa do diretor Gabriel Mascaro: como Cineclube Paraty fomos orgulhosos de participar do lançamento desse excelente trabalho que teve divulgação no circuito alternativo dos Cineclubes nacionais, depois de ter participado de numerosos festivais e recebidos importantes prêmios internacionais. Uma longa de baixo recursos, com atores não profissionais, poético e divertido ao mesmo tempo.

Não percam a última sessão do mês de Junho: chega na nossa sala o aclamado "Whiplash", ganhador do Oscar pelo melhor ator coadjuvante, para uma noite de domingo de puro jazz. 

Aqui vai a programação detalhada do Cineclubinho e Cineclube.

CINECLUBINHO PARATY – SÁBADO DA CRIANÇA ÀS 19 HORAS


 06/06Operação Big Hero
(2014; EUA; Disney; Dir. Don Hall, Chris Williams; Animação; 101 min; Livre.)
Inspirado livremente em personagens dos quadrinhos da Marvel, o filme animado da Disney "Big Hero 6" se passa numa metrópole futurista chamada San Fransokyo, onde um garotinho chamado Hiro aperfeiçoa o robô Baymax, criado pelo irmão, para combater o crime ao lado de Go Go, Wasabi, Honey Lemon e Fred.





13/06O Menino e o Mundo
(2014; Brasil; Dir. Alê Abreu; Animação; 85 min; Livre.)
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.



20/06A Viagem de Chihiro – Sessão Clássicos 
(2003; Japão; Dir. Hayao Miyazaki; Animação; 122 min; Livre.)
Uma garota de 10 anos, acompanhada pelos pais numa viagem de mudança vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais, após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido, em um mundo bizarro e fantasioso. Oscar de Melhor Animação.




27/06Tainá 2
(2005; Brasil, Dir. Mauro Lima; Aventura; 80 min; Livre.)
Anos se passaram e a indiazinha Tainá (Eunice Baía) cresceu. Agora uma pré-adolescente, ela se divide entre o enfrentamento com os bandidos e a atenção que dá a uma nova amiga. A pequenina Catiti, de 6 anos, fugiu da sua aldeia na tentativa de imitar Tainá como protetora do meio ambiente. Juntas, elas vão viver muitas aventuras na floresta.



CINECLUBE PARATY – DOMINGO É DIA DE CINEMA ÀS 19 HORAS

07/06As Mulheres do 6º Andar
(2011; França; Dir. Philippe Le Guay; Comédia; 104min; 12 anos.)
Na década de 1960, em Paris, um casal conservador contrata uma empregada espanhola, após sua governanta pedir demissão. Jean-Louis, o marido, acaba encantado pela moça e passa a visitar o andar no prédio onde ela mora com outras espanholas. Com modos mais simples e alegres, elas conquistam o senhor.





14/06Ventos de Agosto – Lançamento na Rede de Cineclubes
(2014; Brasil; Dir. Gabriel Mascaro; Drama; 77 min; 14 anos.)
Agosto. Um pesquisador de som de ventos alísios desembarca em uma pacata vila de pescadores e abala a rotina de Shirley (Dandara de Morais), que trabalha em uma fazenda, e Jeison (Geová Manoel dos Santos), praticante da pesca submarina. A maré está alta, os ventos fortes e a vila nunca mais será a mesma.



21/06Magia ao Luar 
(2014; EUA; Dir. Woody Allen; Comédia Romântica; 97 min; 12 anos.)
Stanley (Colin Firth), um falso mágico com talento para desmascarar charlatões, é contratado para acabar com a suposta farsa de Sophie (Emma Stone), simpática jovem que afirma ser médium. Inicialmente cético, ele aos poucos começa a duvidar de suas certezas e se vê cada vez mais encantado pela moça.



24/06 – Chá com Cinema – Narradores de Javé
(2003; Brasil; Dir. Eliane Caffé; Drama; 100 min; Livre.)
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

28/06Whiplash
(2014; EUA; Dir. Damien Chazelle; Drama; 107 min; 12 anos.)
Um jovem baterista (Miles Teller) sonha em ser o melhor de sua geração. Com o treinamento de o reverenciado e impiedoso mestre do jazz, Terence Fletcher (JK Simmons), o músico começa a ultrapassar todos os seus limites, inclusive tomando atitudes que jamais pensou que tomaria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário