O último domingo de Abril realizamos uma sessão muito especial para o Cineclube Paraty: pela primeira vez explicamos, com uma carta aberta lida ao público cineclubista presente no auditório da Casa da Cultura, as motivações que levaram ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) a nos comunicar e justificar o término da nossa parceria de quatro anos. E também demos a nossa própria visão do ocorrido, através de um claro panorama da situação do audiovisual no país inteiro e da necessidade de espaços para exibição que em Paraty estão em falta. Podem visualizar o texto integral da carta no post do dia 27 de Abril.
A carta teve também difusão nas redes sociais e jornais como o Folha do Litoral Costa Verde, que através da TVFLitoral 21, fez uma entrevista ao nosso Diretor Danilo Medeji e a Chefa do Escritório do IPHAN em Paraty, Adriana Teixeira, para esclarecer a situação.
Queremos aproveitar para agradecer de coração todas as manifestações de carinho e solidariedade ao Cineclube que recebemos nesses dias, a través de mensagens formais ou simples comentários nos nossos canais de divulgação. Esse apoio demostrou que a perda de um espaço físico de projeção de filmes e as atividades culturais que muitas vezes acompanharam nossas sessões, não prejudica só a organização da nossa ONG mas sobre tudo a todo público cineclubista da cidade.
Frente a uma sala lotada, depois da leitura da carta e apresentação das programações de Maio do Cineclube Paraty e Cineclubinho, demos inicio à projeção de Boyhood, a longa produzida com os mesmos atores durante 12 anos e que foi um dos grandes candidatos ao Oscar 2015. Mais um sucesso de critica e de público para a nossa plateia.
PROGRAMAÇÃO MAIO CINECLUBINHO PARATY - TODOS OS SÁBADOS NO AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA ÀS 19HS
02/05 - PONYO - UMA AMIZADE QUE VEIO DO MAR (2008; Japão; Hayo Miyazaki; Longa Animação; 101 min; Livre)
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.
09/05 – MALÉVOLA (2014; EUA; Walt Disney; Fantasia; 97 min; 10 Anos)
Malévola é a nova versão do conto da Bela Adormecida. A história concentra-se na vilã, contando os fatos de sua vida que fizeram dela uma mulher amargurada e vingativa, capaz de amaldiçoar a jovem Aurora. Malévola é vivida por Angelina Jolie e Aurora por Elle Fanning. A produção da Disney é dirigida por Robert Stromberg.
16/05 – MADAGASCAR 3 - OS PROCURADOS (2012; EUA, DreamWorks; Animação; 90 min; Livre)
Alex, Marty, Melman e Glória tentam voltar para Nova Iorque, mas erram o caminho e vão parar na Europa. Lá eles se tornam os mais procurados por uma exterminadora que não costuma brincar em serviço. Para saírem vivos dessa, eles se escondem em um circo; mas o que era para ser uma passagem rápida se torna uma longa temporada cheia de confusão.
23/05 – PONTE PARA TERABITIA* - Sessão: “Clássicos – Cineclubinho Paraty” - (2007; EUA; Dir. Gabor Csupo; Aventura; 96 min; Livre)
Jesse Aaron (Josh Hutcherson) está na quinta série e seu maior desejo é se tornar o mais rápido corredor de sua sala. No entanto, a chegada da menina Leslie Burke (AnnaSophia Robb) faz com que seu sonho desabe, uma vez que ela se torna a mais rápida da turma. A concorrência inicial logo é tranformada em amizade, quando eles descobrem na floresta um mundo mágico, onde a dupla é rei e rainha.
30/05 – Sessão: “Tributo à Zé Kleber” - FESTA NO CÉU– - (2014, EUA; FOX FILMES; Animação; 95 min; Livre)
FESTA NO CÉU traz a jornada de Manolo, um jovem que está dividido entre cumprir as expectativas de sua família ou seguir seu coração. Antes de escolher que caminho seguir, ele embarcará em uma incrível aventura em três mundos fantásticos onde ele deverá enfrentar seus maiores medos. Rico e com uma nova abordagem das músicas pops favoritas, FESTA NO CÉU, nos incentiva a celebrar o passado sempre olhando para o futuro.
PROGRAMAÇÃO MAIO CINECLUBE PARATY-DOMINGO É DIA DE CINEMA
TODOS OS DOMINGOS NO AUDITÓRIO DA CASA DA CULTURA ÀS 19HS
03/05 – GAROTA EXEMPLAR - (2014; EUA; Dir. David Fincher; Drama; 145 min; 16 anos.)
Amy Dunne desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo, Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.
- Vencedor de 4 Globo de Ouro 2014 (Melhor Drama, Diretor, Atriz e Roteiro)
- 1 Indicação ao Oscar 2015 – Melhor Atriz: Rosamund Pike
10/05 – EU, MAMÃE E OS MENINOS- (2013, França, Dir. Guillaume Gallienne; Comédia; 85 min; 12 anos.)
A primeira lembrança que eu tenho da minha mãe é de quando eu tinha uns quatro ou cinco anos. Ela chamou os filhos para o jantar, dizendo: "Meninos e Guillaume, na mesa!". A útima vez que nos falamos ao telefone, ela me disse: "Um beijo, meu querido". Entre essas duas frases, existem alguns mal-entendidos...Uma comédia sobre diversidade sexual, Eu, Mamãe e os Meninos foi dirigida e estrelada por Guillaume Gallienne. “Premiado como o melhor filme do Oscar francês (2014)”, o longa teve 2 milhões e 600 mil espectadores na França.
17/05 – ELENA- (2012, Brasil, Dir. Petra Costa, Documentário, 82 min;12 anos.)
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de 7 anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
PRÊMIOS
• 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – melhor direção, melhor montagem, melhor direção de arte e melhor filme pelo júri popular, todos na categoria documentários.
• 28º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara – menção especial
• 9º Festival Internacional de Documentários ZagrebDox – menção especial
• Films de Femmes 2013 – melhor documentário
• 10º Planete+ Doc Film Festival Varsóvia – Prêmio Canon de Cinematografia
• 7º Cine Música – Festival de Cinema de Conservatória – melhor música Original
• 6º Los Angeles Brazilian Film Festival – melhor documentário
• 9º Festival Internacional de Cine Documental de la Cuidad de México (DocsDF) – melhor longa-metragem latinoamericano
• 35º Festival Internacional de Nuevo Cine Latinoamericano – Havana, CUBA – melhor documentário
• 40º Festival Sesc Melhores Filmes – São Paulo, BRASIL – melhor documentário (votação do público)
• 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Rio de Janeiro, BRASIL – melhor documentário (votação do público) e melhor montagem (Marilia Moraes e Tina Baz)
24/05 – CHICO E RITA - (2012; Espanha e Reino Unido, Dir. Fernando Trueba, Javier Mariscal, Longa Animação, 94 min; 14 anos.)
Havana, Cuba, 1848. Chico (Eman Xor Oña) é um jovem pianista que tem grandes sonhos. Rita (Limara Meneses) é uma bela cantora com uma grande voz. Eles se conhecem em uma apresentação dela e logo se encantam um pelo outro. Após uma noite de amor, Rita é surpreendida pela presença de Juana, uma das namoradas de Chico. A situação faz com que eles se afastem, o que apenas é contornado quando Ramon (Mario Guerra), amigo dele, conversa com Rita e a chama para participar com Chico de um campeonato na rádio local. O trabalho faz com que eles se reaproximem, até que o sucesso dela faz com que Chico tenha uma crise de ciúmes.
· VENCEDOR DO PRÊMIO GOYA 2011 - MELHOR FILME ANIMAÇÃO
31/05 – SESSÃO ESPECIAL: TRIBUTO A ZÉ KLEBER - UM ASILO MUITO LOUCO
(1969; Brasil; Dir. Nelson Pereira dos Santos; Comédia; 100 min; 12 anos.)
Século XIX, em uma província à beira-mar. Um padre (Nildo Parente) constrói um asilo, com o objetivo de abrigar os loucos, para tentar descobrir um tratamento para restaurar a razão perdida. Só que os poderosos do local voltam-se contra o padre, em virtude da enorme quantidade de paroquianos internados como loucos. O padre reconsidera a situação e propõe que fiquem no asilo apenas os sãos.
SESSÕES ESPECIAIS
27/05 15HS CHÁ COM CINEMA Sessão especial de Cinema para Terceira Idade
Em parceria: Casa da Cultura de Paraty, Cineclube Paraty e Casa Azul
Filme- HISTORIAS E OFICIOS DO TERRITÓRIO
Concebida a partir da memória oral de paratienses da velha guarda, selecionados em pesquisa de campo junto à comunidade, Histórias e Ofícios do Território é uma exposição audiovisual que rememora a vida em Paraty antes da inauguração.
29/5 10HS TRIBUTO A ZÉ - Sessão agendada aos alunos do Cembra e CIEP Brizolão, aberta ao público.
Filme: UM AZYLLO MUITO LOUCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário