terça-feira, 28 de abril de 2015

Assim começou o nosso 2015 - Atividades de Março



O Cineclube Paraty retomou as suas atividades no mês de Março depois de umas merecidas férias e com muita saudade do seu público e de salas lotadas!






Tudo parecia dar certo para começar o ano do melhor jeito: fomos selecionados como um dos pontos de exibição da 9º Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul, que programamos e divulgamos para todas quarta-feiras de Março na Sala Iphan, e também seguimos com os tradicionais domingos de cinema na Casa da Cultura.





Porém infelizmente, poucos dias antes do começo da Mostra, chegou a má noticia: o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), comunicou o encerramento da parceria estabelecida há 4 anos com o Cineclube Paraty, durante uma reunião entre a chefe do escritório e o Diretor Geral do Cineclube Danilo Medeji.

O término da parceria foi justificado com uma serie de dificuldades da Casa do Patrimônio por manter as atividades do Cineclube, devidas principalmente à falta de infraestrutura e de funcionários, mas também a uma suposta falta de contribuição do mesmo Cineclube para promover a missão do IPHAN (veja carta aberta do Cineclube no post anterior).



Conseguimos felizmente remarcar as 3 sessões da 9º Mostra de Cinema de Direitos Humanos no Hemisfério Sul  previstas no Iphan, para o auditório da Casa da Cultura nos dias 18, 20 e 21 de Março. 









Realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em parceria com o Ministério da Cultura, graças ao projeto "Democratizando" a Mostra atingiu em 2014 mais de 1000 pontos de exibição em todo Brasil, entre eles a cidade histórica de Paraty. 


Dia 18/3

QUE BOM TE VER VIVA – Dir. Lúcia Murat (Brasil, 1989, 95’)


A Mostra abriu com uma homenagem à diretora carioca Lucia Murat. Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.


Dia 20/3

SOPHIA - Dir. Kennel Rógis - (Brasil, 2013, 15')








Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.

A VIZINHANÇA DO TIGRE – Dir. Affonso Uchoa (Brasil, 2014, 95')



Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Dia 21/3

PELAS JANELAS – Dir. Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado, Will Domingos (Brasil, 2014, 35`)



Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educação e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.

RIO CIGANO - Dir. Julia Zakia (Brasil, 2013, 80')



Uma cigana atravessa mundos para salvar sua grande amiga de infância de uma condessa sanguinária.

Dia 29/3

CABRA MARCADO PRA MORRER – Dir. Eduardo Coutinho (Brasil, 1985, 119')



Início da década de 60. Um líder camponês, João Pedro Teixeira, é assassinado por ordem dos latifundiários do Nordeste. As filmagens de sua vida, interpretada pelos própios camponeses, foram interrompidas pelo golpe militar de 1964. Dezessete anos depois, o diretor retoma o projeto e procura a viúva Elizabeth Teixeira e seus dez filhos, espalhados pela onda de repressão que seguiu ao episódio do assassinato. O tema principal do filme passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.





PROGRAMAÇÃO MARÇO NA CASA DA CULTURA - DOMINGO É DIA DE CINEMA



Dia 01/03 



NO DIRECTION HOME – Bob Dylan (2ª Parte) Dir. Martin Scorsese (EUA, 2009, 113 min; 14 anos.)



O prestigiado diretor Martin Scorsese, indicado a vários Oscar®, já mostrou mais de uma vez ter intimidade com o rock. Agora ele aceita o desafio de desvendar um mito e traz a extraordinária trajetória de Bob Dylan, desde suas raízes no Minnesota, suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Vários depoimentos permeiam o documentário que traz algumas cenas raras, nunca vistas, tanto de apresentações ao vivo quanto de entrevistas, com o recluso astro. Imagens preciosas para qualquer fã de rock.

Dia 08/03

ALBERT NOBBS -  Dir. Rodrigo Garcia (Reino Unido, Irlanda, 2012, 118 min; 14 anos.)


Irlanda, século XIX. Albert Nobbs (Glenn Close) trabalha como mordomo e esconde um segredo: é, na verdade, uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por um homem, para poder se manter e concretizar o sonho de ser a dona de uma tabacaria. Entretanto, sua farsa é ameaçada quando um pintor, Hubert Page (Janet McTeer), divide o quarto com Albert por não haver outro dormitório disponível no hotel em que ambos trabalham.

Dia 15/03

ANGEL-ADir. Luc Besson (França, 2005, 90 min; 14 anos.)


As muitas dívidas de André (Jamel Debbouze), um zé-ninguém de 28 anos, o mantém preso a perigosíssimos gângsteres. Prestes a cometer suicídio atirando-se de uma das mais altas pontes de Paris, André nota a presença de outro suicida - na verdade outra, uma linda loura (Rie Rasmussen). Depois de resgatá-la das turbulentas águas que correm sob a ponte, André e a misteriosa mulher descobrem que ambos têm muito mais coisas em comum do que imaginam.


Dia 22/03 

O GRANDE HOTEL BUDAPESTDir.  Wes Anderson (Reino Unido, Alemanha, 2014; 100 min; 14 anos.)



No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário