terça-feira, 7 de outubro de 2014

CINECLUBE PARATY APRESENTA A MOSTRA "A MÚSICA NO CINEMA"

O Cineclube Paraty em parceria com o Iphan e a Casa da Cultura abriu no domingo 27 de setembro a mostra do mês de Outubro dedicada à Música no Cinema, com a projeção do longa "O SOLISTA(2009; EUA; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Joe Wright;




A través de ficções e documentários são retratadas as biografias de músicos que contribuíram à historia desta arte, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre eles o compositor Cartola, considerado um dos maiores sambista da história da música brasileira, e o pianista australiano David Helfgott: por sua interpretação em "Shine" (1996) Geoffrey Rush ganhou o Oscar como Melhor Ator.




A mostra quer ser uma homenagem aos gênios da primeira arte e não a caso acontece no mesmo mês do Festival de Música Instrumental MIMO, que terá lugar em Paraty entre os dias 10 e 12 de Outubro.


http://www.mimo.art.br/programacao/paraty

As projeções acontecerão todas as quarta-feiras às 19:30 no Espaço IPHAN e aos domingos às 19:00 na Casa da Cultura.

Excepcionalmente nesta quarta-feira 8 de Outubro, o documentário "Cartola-Música para os olhos" será exibido na Casa da Cultura às 19:30.

Confira aqui a programação completa da Mostra "A Música no Cinema"


27/09 - ABERTURA DA MOSTRA 

FILME: O SOLISTA

(2009; EUA; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Joe Wright; Dur. 1h57min; 12 anos.)

Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.


01/10 – FILME: TCHAIKOVSKY – DELÍRIO DE AMOR

(1970; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Ken Russell; Dur. 123min; 16 anos.)

Paixão criativa, desejo sexual reprimido e muitos excessos surpreendentes dominam esta controversa cinebiografica do músico Pyotr Ilyich Tchaikovsky, dirigida Ken Russell.A obra segue o extravagante compositor - vivido por Richard Chamberlain - através de seu casamento com a luxuriosa Nina (Glenda Jackson) e sua conturbada relação amorosa com o Conde Anton Chiluvsky (Christopher Gable). O expectador ainda pode se deliciar com a belíssima trilha sonora executada pela Orquestra Sinfônica de Londres sob a direção de André Previn, realizando diversas obras de Tchaikovsky.


08/10 – FILME: CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS

(2007; Brasil; Documentário; Dir. Lírio Ferreira/Hilton Lacerda; 88min; 10 anos.)
 (Excepcionalmente o documentário será exibido na Casa da Cultura às 19:30)

Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-primas como 'O Mundo é um Moinho', 'As Rosas Não Falam', entre outras. Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.




15/10 – FILME: TINA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DE TINA TUNER

(1993; EUA; Drama; Biografia; Dir. Brian Gibson; 118min; 14 anos.)

A verdadeira história da lenda viva do rock´n roll, Tina Turner, com ANGELA BASSETT e LAURENCE FISHBURNE. Tina é Anna Mae Bullock, uma garota do interior com uma voz especial que se apaixona pelo carismático Ike Turner. Juntos, conquistam o sucesso no mundo da música. Mas quando perdem o controle de suas vidas, a volta à realidade provoca um choque inevitável. Do fundo do poço ao mais alto nível, Tina viveu, sobreviveu e triunfou. Cheio de energia e performances eletrizantes, um filme que vai fazer você cantar, dançar e aplaudir.




22/10 – FILME: NO DIRECTION HOME – BOB DYLAN

(2009; EUA; Documentário; Dir. Martin Scorsese; 113min; 14 anos.)

O prestigiado diretor Martin Scorsese, indicado  a vários Oscars®, já mostrou mais de uma vez ter intimidade com o rock. Agora ele aceita o desafio de desvendar um mito e traz a extraordinária trajetória de Bob Dylan, desde suas raízes no Minnesota, suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Vários depoimentos permeiam o documentário que traz algumas cenas raras, nunca vistas, tanto de apresentações ao vivo quanto de entrevistas, com o recluso astro. Imagens preciosas para qualquer fã de rock.

29/10 – FILME: SHINE – BRILHANTE

(1996; Austrália; Drama; BiOgrafia; Dir. Scott Hicks; 105min; 14 anos.)


Aclamado pela crítica mundial e vencedor de vários prêmios, incluindo o Oscar® de Melhor Ator para GEOFFREY RUSH, em 1996, SHINE - BRILHANTE é inspirado na história verídica de um menino prodígio australiano, David Helfgott (RUSH). Quando David é aceito numa prestigiada academia de música em Londres,ele sai de seu ambiente opressor e segue sua paixão pela música clássica. Mas, a rejeição de seu pai e a pressão para que domine com perfeição os concertos, o levam ao desequilíbrio mental. Somente o amor da única mulher que o compreende (LYNN REDGRAVE) pode ajudá-lo a se readaptar à sociedade e a compartilhar seu talento musical com o resto do mundo. Uma celebração do espírito humano e da força redentora do amor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário