domingo, 26 de outubro de 2014

7º EDICÃO DO INTER CINE NA CASA DA CULTURA - Loucos Pela Moda



No inicio da noite do último domingo o Cineclube Paraty, trouxe pela primeira vez ao palco da Casa da Cultua de Paraty, o Projeto INTER CINE, em sua 7ª edição, que teve como tema protagonista a MODA e o gênio do estilista Yves Saint Laurent. 


O projeto Inter Cine, foi realizado pelo Cineclube Paraty como proposta para dialogar com o público do Eco Festival que encerrou as atividades do evento nesse mesmo dia.

Logo depois da exibição do documentário “O Louco Amor de Yves Saint Laurent” no auditório da Casa da Cultura, iniciou-se um interessante bate-papo com o publico presente, mediado pelo Diretor Geral do Cineclube Danilo Medeji, com a participação especial da professora de História da Moda Ruth Joffily e do artista plástico e designer de moda Lauro Monteiro.






O objetivo principal do projeto Inter Cine, criado em 2013 pelo Cineclube Paraty, é promover o intercâmbio cultural e educacional por meio do cinema através da realização de um bate-papo ao final da sessão com convidados de diversas culturas ou áreas do conhecimento, que possam abordar o tema escolhido pela sua experiência, contribuindo assim para a compreensão dos vários assuntos representados através da linguagem cinematográfica.





As edições passadas possibilitaram o encontro entre os alunos e professores das escolas CIEP e CEMBRA com convidados de diferentes nacionalidades (Chile, Itália, Espanha entre outros) que contribuíram com o próprio testemunho e experiencia ao debate sobre os vários assuntos abordados nos filmes.
Desta vez, simultâneo ao Eco Festival, o tema escolhido foi a moda e um dos seus mais destacados representantes, que não por acaso foi o primeiro em levar à democratização das suas criações: o estilista francês Yves Saint Laurent.
O documentário retrata, através do relato do seu companheiro na vida e no trabalho Pierre Berger, a frenética vida do estilista desde os seus primeiros passos com Christian Dior nos anos cinquenta, até à invenção do prêt-à-porter e o auge das passarelas nas décadas sucessivas.






Durante o bate-papo após o filme, os dois convidados Ruth Joffily e Lauro Monteiro ficaram a disposição do público para compartilhar opiniões e pontos de vistas sobre o papel da moda na industria cultural e os valores que esta arte representou em varias épocas e sociedade.






O primeiro enfoque foi o diferencial do processo criativo do Yves Saint Laurent com respeito aos outros estilistas. A professora de Historia da Moda Ruth Joffily destacou como o YSL fez da moda uma arte democrática, querendo se inspirar à beleza das culturas, das pessoas e das obras de arte em todas as suas criações, e alcançou esse objetivo com a introdução do prêt-á-porter na moda francesa. Os convidados também aproveitaram para fazer um paralelo com a industria da moda brasileira, ainda simbolo de status social e de poder financeiro e não da celebração da beleza em sí.









A conversa, descontraída e cheia de anedotas, levou também a refletir sobre os padrões estabelecidos pela moda masculina e feminina, em particular o papel estético da mulher no nosso país e a necessidade de abandonar esse modelo único que exige à mulher comum ser sempre sexy e a imitar os exemplos que vem do outro lado do océano, desde sempre considerados melhores, em vez de investigar e encontrar a própria identidade de beleza, livre de condicionamentos externos.










Assim se concluiu mais um encontro enriquecedor e formativo na programação do Cineclube Paraty, que favoreceu a reflexão sobre um tema atual como a moda e as repercussões que ela tem no nosso dia a dia e ao mesmo tempo, comparar valores de diferentes culturas e países graças à preciosa contribuição de personalidades qualificadas e preparadas em tal âmbito.

Até à próxima edição do Inter Cine!





Mais informações sobre os convidados do Inter Cine-7º edição:


RUTH JOFFILY

Jornalista, professora e escritora. É autora dos livros “Marilia Valls: um trabalho sobre moda”, editora Salamandra, 1989; “Jornalismo e produção de moda”, editora Nova Fronteira, 1991; “Vista-se como você é, editora L&PM, 1997; “O Brasil tem estilo?, editora Senac/2000 e co-autora de “Produção de moda”, editora Senac,/2011. Coordenou a edição do livro “A história da Camiseta”, patrocinado pela Hering, com vários autores. Jornalista especializada em moda e em imprensa feminina, é mestre em Comunicação e Cultura, pela UFRJ, tendo trabalhado nas empresas Bloch Editores, Editora Abril, jornal O Globo e Folha de São Paulo.
Como professora, lecionou na Faculdade de Design em Moda da Universidade Candido Mendes e na Universidade Veiga de Almeida , onde criou e coordenou durante seis anos a pós-graduação em Produção de Moda, em parceria com o Instituto Zuzu Angel de Moda. Em 2012 e 2013 ministrou aulas de história da moda no Paraty Eco Fashion e realizou, também o workshop sobre o “olhar” no Centro de Capacitação Colibri.

Blog: http:// vistasecomovocee.com.br


LAURO MONTEIRO FILHO

Artista plástico e designer, tem sua formação em Estilismo e Design de Moda por meio do Stúdio Berçot - Marie Ruckie, tendo desenvolvido, por vários anos, coleções para as linhas spostswear /underwear para a marca Lupo S/A, chefiando o Departamento de Estilo, participando, inclusive do Comitê de Estilo do CIT/Casa Rhodia por vários anos. Desenvolve programas de cursos e oficinas para o Senac (Moda e Beleza) e Sesc (artes plásticas /visuais) em São Paulo.
Em Paraty, onde reside e tem seu atelier, tem realizado várias exposições no Brasil e exterior; trabalha em cursos de formação em Desgin de Moda, Desenho de Moda e Desenho Básico para o Paraty Eco Fashion, no Centro de Capacitação Colibri. Lauro faz parte do Conselho do Cineclube Paraty, onde foi anteriormente, diretor Administrativo e diretor Geral da Ong.


Blog: http://lauromonteirofilho.blogspot.com.br




DANILO MEDEJI (mediador)


E' atual Diretor-geral do Cineclube Paraty, eleito para gestão (2014-2016). É Cientista Social (PUC-SP), atua na cidade como Produtor Cultural, segue sua carreira de Professor de Sociologia (CIEP_Brizolão). Antes de instalar-se em Paraty, já realizava (desde 2007) vários Projetos na Área de Cinema & Educação em Escolas Públicas e Particulares de São Paulo e trabalhou entre 2009 e 2012 como Docente Coordenador da Área de Desenvolvimento Social do SENAC São Paulo, onde estudou Pós-graduação em Gestão Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário