quinta-feira, 2 de agosto de 2012

´PROGRAMAÇÃO DE CINEMA NACIONAL EM PARATY

SALA IPHAN
Dentro do programa do MINC, Cine + Cultura, acontem exibições de filmes nacionais,
em parceria com o IPHAN-Costa Verde, em Paraty, em uma sala situada no primeiro pavimento
do sobrado ocupado pela instituição, na Praça da Matriz.





Dia 8 – DO LUTO À LUTA (Documentário,dir. Evaldo Mocarzel, Brasil, 2005, 1h15m, livre)

Focaliza as deficiências, mas também as potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome deDown é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que seimagina, principalmente quando deixamos de lado os preconceitos e estigmassociais.


Dia 15 – O MAIOR AMOR DO MUNDO (Drama,dir. Cacá Diegues, Brasil, 2006, 1h50m, 16 anos)

Um astrofísico bem sucedido e solitário volta para o Brasil depois de anos morandofora para receber uma homenagem e aproveita para tentar descobrir mais sobre opassado dos pais. Nesse meio tempo, ele acaba se apaixonando por uma moradorado subúrbio carioca.


Dia 22 – 2 FILHOSDE FRANCISCO (Drama,dir. Breno Silveira, Brasil, 2005, 1h59m, livre)

Incentivados pelo pai Francisco, lavrador do interior de Goiás cujo sonho aparentementeimpossível é transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja, Mirosmar aprendeu acordeão e Emival, violão. Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem um empresário que consegue fazerdeles um sucesso no interior do Brasil até um acidente interromper a carreirada dupla. Anos mais tarde, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé Di Camargo, mas afama só chega quando se junta ao irmão Welson (Luciano), o parceiro perfeitopara concretizar a profecia de seu pai.


Dia 29 –GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL (Documentário, dir. SilvioTendler, Brasil, 2003, 1h20m, livre)
A vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou ocinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens doenterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e idéias explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário