segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cineclube Paraty realiza a MOSTRA WOODY ALLEN, na Sala IPHAN



Cineclube Paraty realiza a MOSTRA WOODY ALLEN, com a exibição do mais recente filme do autor na Casa da Cultura de Paraty, no domingo, dia 1o. de Junho. Os demais filmes autorais seguem-se em exibições cronológicas de seus lançamentos, à partir de 2009, em sua mais recente produção na Sala IPHAN, as quartas-feiras, 19h30. 

Todas as sessões de cinema têm entrada grátis.




 WOODY ALLEN



Com cerca de 50 títulos,o cineasta volto, depois de muitos anos filmando na Europa, fazer um filme em Nova York, sua cidade querida, onde ele pode ser visto as segundas-feiras, tocando jazz em alguns bares do Soho.

A carreira de Woody Allen começa nos anos 1950, quando escreve peças e textos de humor. No final dos anos 1960, ele escreve o roteiro de What's New Pussycat? (1965) e dirige seu primeiro filme O Que Há, Tigresa? (1966), paródia de uma produção japonesa. Os primeiros filmes que o tornam famosos são comédias leves como Bananas (1971),Tudo o que Você Queria Saber Sobre Sexo e Tinha Medo de Perguntar(1972) e O Dorminhoco (1973). Mas a consagração como diretor vem em 1977, quando ele dirige a comédia dramática Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, em parceria com a atriz Diane Keaton, com quem filma diversas produções. O filme ganha diversos Oscars e lança uma bem sucedida série de dramas introspectivos, com diálogos afiados, como Interiores (1978), Manhattan(1979), Zelig (1983) e A Rosa Púrpura do Cairo (1985). 

Os anos 1980, aliás, trazem alguns de seus maiores clássicos, explorando geralmente seus temas preferidos, como a cidade de Nova Iorque, a religião judaica, a psicanálise e a burguesia intelectual americana. Ele dirige Setembro (1987), A Outra (1988) e Simplesmente Alice (1990), fortemente inspirados no trabalho do seu ídolo, o diretor sueco Ingmar Bergman. Esta também é a fase em que ele trabalha muito com a atriz Mia Farrow.

Com Tiros na Broadway (1994) e Poderosa Afrodite (1995), os anos 1990 começam a marcar uma mudança rumo às comédias paródicas e leves, incluindo uma rara incursão no gênero musical (Todos Dizem Eu Te Amo). A partir dos anos 2000, suas comédias populares trazem atores pouco acostumados ao gênero para interpretarem protagonistas muito semelhantes ao próprio Woody Allen, com seus trejeitos físicos e vocais. O Escorpião de Jade (2001) e Igual a Tudo na Vida (2003) marcam uma fase de menor apreciação crítica, antes de Ponto Final - Match Point (2005), um inesperado retorno ao drama, com toques de suspense, que lhe valeu vários prêmios.

Esta época também marca o início de sua "viagem à Europa", quando ele deixa a querida Nova Iorque para filmar na Inglaterra (Match Point, O Sonho de Cassandra), Espanha (Vicky Cristina Barcelona), França (Meia Noite em Paris) e Itália (Para Roma Com Amor). A esposa de Woody Allen, Soon-Yi Previn, foi quem deu a idéia para a trama de Blue Jasmine, ao contar a história de uma mulher que conheceu e que passava por uma crise pessoal e financeira. O filme, de 2013, é sucesso de público e crítica. 

SALA IPHAN, 
QUARTA-FEIRA ÀS 19:30 HORAS
entrada franca


04/06 - TUDO PODE DAR CERTO
 2009 - EUA, França - Comédia -Censura 12 anos - Duração: 1 h 32 min.


Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

11/06 - VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS
 2010 - EUA, Espanha - Comédia Dramática - Censura 12 anos - Duração: 1 h 38 min.



Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) estão casados há 40 anos, até que um dia ele resolve que precisa recuperar a juventude perdida e decide pedir o divórcio. Helena fica destroçada com a notícia e, com o apoio da filha, Sally (Naomi Watts), passa a consultar periodicamente Crystal (Pauline Collins), uma vidente. Paralelamente Sally precisa lidar com o desejo crescente por seu novo chefe, Greg (Antonio Banderas), e com a crise em seu casamento com Roy (Josh Brolin), um escritor que apenas fez sucesso em seu livro de estreia e enfrenta dificuldades em concluir seu novo trabalho. Enquanto aguarda a resposta da editora sobre seu novo livro, Roy passa a flertar com sua nova vizinha, Dia (Freida Pinto), que sempre se veste de vermelho.

18/06 - MEIA NOITE EM PARIS

 2011 - EUA, França - Comédia, Romance - Censura 12 anos - Duração: 1 h 40 min.




Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.


25/06 - PARA ROMA COM AMOR
 2012 - EUA, Espanha, Itália - Comédia - Censura 12 anos - Duração: 1 h 51 min.


O longa é dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário