terça-feira, 30 de abril de 2013

Sala IPHAN – Casa do Patrimônio


(Sobrado do IPHAN, Prç da Matriz, centro histórico de Paraty) - 25 lugares
Todas as quartas-feiras, 19h30 - Entrada franca
 





Dia 01/05


COCO ANTES DE CHANEL (Coco avant Chanel - FR, 2009, 1h 45min, Dir: Anne Fontaine, com Audrey Tautou, Marie Gillain, Benoît Poelvoorde e outros)

Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.



Dia 08/05

NOIVAS (Nyfes- Grécia, 2004, 128 min.; Dir.Pantelis Voulgaris, com Damian Lewis, Victoria Haralabidou, Andréa Ferréol e outros.)

O filme foca a história de uma das 700 noivas por correspondência que se encontram a bordo do navio SS King Alexander em setembro de 1922. Ela está a caminho para conhecer seu marido e se apaixona por um fotógrafo norte-americano que, por sua vez, está na embarcação para retornar ao lar, onde mantém um casamento fracassado.



Dia 15/05


DE PROFUNDIS (Fron The Sea, Portugal/Espanha 2007; Animação, 80 min, dir Miguelanxo Prado)

Do gênio das histórias em quadrinhos Miguelanxo Prado, uma belíssima animação que levou 4 anos para ser realizada - foram mais de 10 mil quadros pintados a mão por Prado e posteriormente animados. Durante navegação, um pescador afunda no oceano e, junto de sereias e seres marinhos, nada em direção da música distante de uma linda mulher.




Dia 22/05

Only The Strong Servive (Documentário, USA, 2002, 95 min, dir. Chris Hegedus e D.A. Pennebaker)

Dos diretores indicados ao Oscar D.A. Pennebaker e Chris Hegedus, Only The Strong Survive compõe as histórias de dez dos maiores cantores de soul de todos os tempos, nas décadas de 60 e 70. Com participação de novas vozes, o filme é um tributo musical à origem da música soul e às suas estrelas.



Dia 29/05

E aí comeu? (Brasil, 2012, dir. Felipe Joffily, com Marcos Palmenria, Bruno Mazzeo,Emílio Orciollo Neto, Seu Jorge, Tainá Müller e outros)

Recém separado, Fernando (Bruno Mazzeo) não se conforma com o fracasso de seu casamento com Vitória (Tainá Muller), enquanto seu amigo Honório (Marcos Palmeira), um jornalista machão casado com Leila (Dira Paes), não para de desconfiar que a esposa está traindo ele. Também amigo da dupla, Afonsinho (Emilio Orciollo Netto) sonha em ser um escritor de sucesso, tira onda de intelectual e se relaciona com prostitutas. Juntos, eles vão debater e descobrir qual é o papel deles nesse mundo povoado por mulheres, sejam elas interesses amorosos ou não.


Nenhum comentário:

Postar um comentário