terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Programação de Cinema para Dezembro/2012





CASA DA CULTURA
19h30
Entrada Franca

dia 04 - A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (Aventura, dir. Martin Scorcese, EUA, 2011, 2h7m, livre)



 
Por um lado Hugo (titulo original) é um filme de aventura recomendado para públicos de todas as faixas etárias sobre um garoto que vive solitário em uma estação de trem na Paris do início do século XX, tentando descobrir um enigmático mistério que gira em torno de um autômato. Por outro lado, o filme é uma homenagem à Georges Méliès, pioneiro nos efeitos visuais da Sétima Arte.








SALA IPHAN
19h00
Entrada Franca






dia 05 - CARAMURU - A INVENÇÃO DO BRASIL   
(Comédia, dir. Guel Arraes, Brasil, 2001, 1h28m, livre)


Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo, pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle, acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde. Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando. Por milagre, ele consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema, irmã de Paraguaçu.





dia 12 - ESTÔMAGO
  (Drama, dir. Marcos Jorge, Brasil, 2007, 1h52m, 16 anos)


Raimundo Nonato foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni, o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria.





dia 19 - Em comemoração aos 100 anos de Jorge Amado -
 CAPITÃES DE AREIA
 (Drama, dir. Cecélia Amado, Brasil, 2011, 1h38m, 14 anos)



Lançado em outubro de 2011 sob direção da neta de Jorge Amado, o filme baseado na célebre obra de seu avô, publicada em 1937, tem como tema principal a vida de meninos de rua que viviam em um trapiche em Salvador. Marcando os 10 anos da morte do autor, o lançamento do filme deu início às comemorações do centenário de Jorge Amado. Pedro Bala, personagem vivido por Jean Luis Amorim, é o líder do grupo de meninos que praticavam assaltos na capital baiana nos anos 30. A narrativa cheia de tópicos, que pontua em diálogos textuais os crimes praticados pelos meninos, é valorizada por uma câmara que venera as imagens dos corpos e o sincretismo do catolicismo com o candomblé.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário