quarta-feira, 25 de maio de 2011

CINEMA E DIVERSIDADE É TEMA DE EXPOSIÇÃO DE ARTE POSTAL

No seu quarto aniversário, o  Cineclube Paraty, em parceria com a Casa da Cultura de Paraty, abre a Convocatória 2011 para a exposição de arte postal cujo tema é:
CINEMA E DIVERSIDADE.



A arte postal é uma arte revolucionária na sua essência, que utiliza os suportes físicos para produzir seus significados.É precursora de um principio inovador: a interação. A arte postal trabalha com conceitos de difusão, criação compartilhada, interatividade, intercâmbio e produção em processo.





Arte Postal, mail art...

Na década de 1960, correspondências trocadas entre artistas plásticos deram origem a mais uma forma de expressão da arte contemporânea: a arte postal (mail art). Nessa mesma época, Ray Johnson cria, em Nova York, nos Estados Unidos, a Correspondance Art School (Escola de Arte por Correspondência).

Em 1963, Ray Johnson escreve uma carta num envelope, usando a frente e o verso. Ele rompe, assim, com o conceito de privado e reproduz, de maneira pública, dialogando com outra pessoa, a sua aparente intimidade.
A mail art consistia em trocar mensagens criativas utilizando o sistema de correios. Ela surgiu como uma alternativa aos meios convencionais das exposições de arte (Bienais, Salões, etc.) e tem características próprias do período em que apareceu (dialoga, portanto, com a Guerra Fria, no contexto mundial, ou com a ditadura militar, no contexto brasileiro). Ou seja, seu objetivo era veicular informação, protesto e denúncia.

A arte postal se caracteriza por ser um meio de expressão livre, no qual envelopes, telegramas, selos ou carimbos postais são alguns dos suportes em que é possível a expressão da sensibilidade. Os artistas utilizam, principalmente, técnicas como colagens, fotografia, escrita ou pintura. A única limitação real à utilização de diferentes técnicas e suportes é a possibilidade de envio dos trabalhos pelo correio.
Nos anos 60, a arte postal foi uma forma de expressão entre artistas que se conheciam. Porém, na década de 70, todos os interessados em fazer arte já podiam participar - e, a partir de 1980, museus e universidades começaram a valorizar a arte postal.
No Brasil, a Arte Postal chegou num momento de censura, quando muitos artistas, para poderem se expressar, acabam aderindo à Arte Conceitual - e, portanto, a uma de suas formas, a Arte Postal.
Um artista brasileiro que podemos citar é o pernambucano Paulo Bruscky, que organizou, em 1975, no Recife, juntamente com Daniel Santiago e Ypiranga Filho, a 1ª Exposição Internacional de Arte Postal, fechada pela censura do regime militar.
No entanto, nos anos 90, a arte postal iniciou seu diálogo com as novas mídias.
E foi na internet que os artistas encontraram um meio privilegiado para novas experimentações, inaugurando novas poéticas, novos canais de participação, de mobilização e de divulgação da arte postal.


Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP
e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp.





CONVOCATÓRIA DE ARTE POSTAL 2011


CALL FOR MAIL ART / APPEL À MAIL ART 2011

Curadoria/Curator: Lauro Monteiro

Tema/ Theme:

CINEMA E DIVERSIDADE


THE FILMS AND DIVERSITY/LE CINEMÁ E LA DIVERSITÉ


Enviar um original/send one original/ envoyer un original
Tamanho/size/format: 10 x 15 cm
Técnica livre/tecnique free/ technique libre
Sem retorno/ no return/ pas de retours.
Sem Juri/ no jury/ pas de jury

As obras devem conter no verso nome, localidade, e-mail.
Name, country, address + e-mail address
Nom, pays, adresse postale + email adresse


Data limite de recebimento dos trabalhos/date limit: 10 /10/2011
Exposição/exibition/exposition: de 06 a 13/12/2011
Casa da Cultura de Paraty - Rio de Janeiro - Brasil
Divulgação/catalogue on line : http://cineclubeparaty.blogspot.com/

Enviar para/ send by post to/ envoyer à
Casa da Cultura de Paraty
Rua Dona Geralda, 177
23.970-000 – Paraty/Rio de Janeiro/Brasil



Apoio Cultural: Casa da Cultura de Paraty

4 comentários:

  1. Viva a arte! A arte Postal!!! E os artistas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Lauro...
    Estou imaginando vc no meio de um monte de postais do mundo inteiro, e, entre eles, o meu...Será que chegou? Já tem um tempo que enviei. Se puder me dar um toque, agradeço e mando mais.
    Abraço!

    ResponderExcluir