sábado, 14 de novembro de 2009

CINEMA ITINERANTE NO ÂMBITO DO ANO DA FRANÇA NO BRASIL

PARATY RECEBE CINEMA ITINERANTE FRANÇA.BR
Projeção 35 mm:
cabine de projeção fica dentro
de um caminhão baú

Tela Gigante: tela inflável montada ao ar livre ,
confeccionada em material especial.




O cinema se define não somente como expressão artística e elemento de desenvolvimento pessoal, mas também como parte de uma cultura popular, acessível a todos. Acreditando nisso, o Cineclube Paraty-Brasil em parceria com o Cine Bus-França e a Prefeitura de Paraty organizam a primeira edição do projeto “CINEMA ITINERANTE” em Paraty, que acontece entre os dias 14 e 27 de novembro.

O projeto e a primeira itinerância

O projeto CINEMA ITINERANTE em Paraty, tem como objetivo levar o cinema, às comunidades que vivem nos bairros periféricos da cidade, onde seus moradores, devido ao isolamento cultural ou geográfico, nunca tiveram a oportunidade de assistir a um filme em tela grande.
Integrando os eventos comemorativos do Ano da França no Brasil, o projeto propõe organizar duas semanas de cinema itinerante: cinema se define não somente como expressão artística e elemento de desenvolvimento pessoal, mas também como parte de uma cultura popular, acessível a todos.
O itinerário será percorrido à bordo de um veículo, a partir do qual um projetor de 35mm, e não um simples projetor, projetará em uma tela inflável gigante (12 x 8 metros) filmes capazes de fazer o maior número de pessoas possível descobrir a magia da sétima arte. Durante este percurso, quadras, campos de futebol e praias das localidades alcançadas pelo CINEMA ITINERANTE se transformarão assim, em grandes salas de cinema ao ar livre, capazes de acolher até 700 pessoas.


Cineclube Paraty-Brasil e Cine Bus-França :irmanados pela arte do cinema

A possibilidade de desenvolvimento deste ambicioso projeto em Paraty só foi possível dado à seriedade e determinação com que esses dois grupos têm trabalhado com o cinema. É evidente que sem as parcerias e apoios governamentais esse projeto, por si só, não ganharia a extensão ousada da proposta.

CINECLUBE PARATY – Brasil

O projeto Cineclube Paraty surgiu em 2006 com a finalidade de se criar um espaço para que a população da cidade histórica - há mais ou menos 40 anos sem uma sala de cinema - não só pudesse assistir a algumas das melhores produções do cinema mundial como também participar de debates sobre os filmes e oficinas de criação.
Hoje, o Cineclube Paraty é uma Organização Não-Governamental, sem fins comerciais, com titulação de Utilidade Pública, cujo objetivo principal é o desenvolvimento e o aprimoramento da apreciação técnica, artística e histórica da obra cinematográfica.
Com parcerias fixas da Casa da Cultura de Paraty e do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP) e ocasionais da Associação Casa Azul e de algumas secretarias municipais, prestes a completar três anos de atividades, o Cineclube Paraty já exibiu cerca de 160 filmes em 130 sessões. Inclui-se aqui os filmes dedicados às crianças de Paraty : é o projeto Cineclubinho que realiza sessões quinzenais, agendadas com as escolas da cidade.

Para André Góes, diretor geral do Cineclube Paraty, “Neste momento, sinto-me bastante honrado e privilegiado em dirigir esta instituição que vem crescendo e adquirindo credibilidade que ultrapassa agora os limites nacionais. Prova disto são as grandes parcerias que estabelecemos para realizarmos o projeto de Cinema Itinerante em Paraty, evento que integra oficialmente as comemorações do Ano da França no Brasil. Primeiro unimos nossas forças com duas instituições francesas e depois obtivemos o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Paraty, mais especificamente da Secretaria de Turismo e Cultura. Somando-se a esta forte estrutura de parceiros o apoio cultural de vários órgãos oficiais brasileiros e franceses, estamos prontos para iniciar no dia 14 de novembro este projeto que levará o cinema à comunidades paratienses que pouco ou nunca têm acesso à sétima arte. Podemos chamar este projeto de piloto – um grande piloto ! – pois já iniciamos as negociações com a SecTur de Paraty para darmos continuidade a este projeto, de forma mais abrangente, durante todo o ano de 2010”.



CINEBUS – França

Criada em 1983, a Associação CINEBUS é um agrupamento de associações de 35 municípios rurais da regioa de Haute-Savoie (França), que oferece aos seus habitantes o acesso a um cinema original, inovador e de qualidade.
A Associação CINEBUS realizou nos últimos três anos mais de 200 projeções ao ar livre, com material de alta performance em tela inflável, organizadas em dois circuitos itinerantes, no interior da França.
Segundo David Chaigne, “ ...em 2004, quando de sua primeira viagem ao Brasil, meu amigo Bernard Seyssel, que há mais de dez anos trabalha com cinema itinerante na França, emitiu a idéia de organizar um circuito de cinema itinerante no Brasil. Durante anos, essa idéia não passou de um sonho que não conseguíamos pôr em prática, principalmente por falta de tempo e em função da distância, eu no Brasil e o Bernard na França. Em 2008, fui morar em Paraty e começei a freqüentar o Cineclube da cidade. Daí nasceram amizades e, logo, a Associação de Medições Culturais Eloisa, em que atuo com Bernard Seyssel, permitiu estabelecer uma ponte entre a Cinebus, uma associação de cinema itinerante francesa, e o Cineclube Paraty.
No quadro do Ano da França no Brasil, a Cinebus disponilizaria o seu material e savoir-faire para que o Cineclube Paraty possa organizar um festival de cinema itinerante nas comunidades do município de Paraty.
Para tornar possível essa aventura, contamos com a preciosa ajuda de um casal de amigo radicado na Itália, Sharon e Bartolo, que acompanharam o processo de captação de recursos na França, principalmente para providenciar o transporte do material e a obtenção dos filmes e dos direitos correlatos. No Brasil, foi o Cineclube Paraty quem conseguiu o apoio da prefeitura para garantir a logística do projeto no Brasil.
A associação Eloisa. que represento junto com Bernard Seyssel, sempre acreditou na necessidade de alastrar a difusão cultural a todos o níveis da sociedade, no intuito de tornar a cultura e todos seus meios de difusão um bem compartilhado por todos, e não somente por uma elite privilegiada e uma forte rede de interesses particulares e comerciais. Parece-nos ter encontrado no Cineclube uma rede de pessoas também preocupadas em compartilhar seus conhecimentos e seu tempo, para que a circulação das idéias e das culturas possa sair dos limites impostos pelo peso da divisão social e das estruturas hierárquicas de nossas sociedades. Essa primeira edição, que conta com recursos limitados, é fruto da colaboração de cada uma das pessoas envolvidas. Depois dessa estréia, avaliaremos a possibilidade de continuar essa colaboração e de organizar futuras edições, dessa vez fora do quadro do Ano da França, o que também significa que outros recursos deverão ser buscados.’



Programação do Cinema Itinerante


de 14 a 27 de novembro de 2009

Dia 14 - ILHA DAS COBRAS (quadra coberta)
Filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos

Dia 16 - SÃO GONÇALO (campo de futebol)
filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos

Dia 18 - GRAÚNA (campo de futebol)
filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos

Dia 21 - PONTE BRANCA (campo de futebol)
filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos

Dia 23 - CORISCO (campo de futebol)
filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos

Dia 25 - PATRIMÔNIO (campo de futebol)
filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos

Dia 27 - TRINDADE
filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos



Realização:

Cineclube Paraty
Cine Bus
Prefeitura Municipal de Paraty
Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty
ELOISA - Association de Mèdiations Culturelles

Apoio Cultural:

Governo Federal do Brasil
Ministério da Cultura
República Francesa
CulturesFrance
Cinemateca da Embaixada da França
Region Rhône Alpes
CNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário