quarta-feira, 7 de março de 2012

MARÇO/2012: Programação de Cinema de Paraty- Sala Iphan


CINE + CULTURA - Sala IPHAN
Quartas-feiras – novo horário 19 hs
ENTRADA FRANCA


dia 7  -  CHEGA DE SAUDADE

Direção de Lais Bodansky                      (Comédia-Drama, Brasil, 2008, 1h35m, 12 anos)
 
A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último frequentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.


dia 14  -  PALAVRA (EN)CANTADA

Direção de Helena Solberg                              (Documentário, Brasil, 2009, 1h24m, livre)

O documentário percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. O filme conta com a participação de Adriana Calcanhotto, Antônio Cícero, Arnaldo Antunes, BNegão, Chico Buarque, Ferréz, Jorge Mautner, José Celso Martinez Correa, José Miguel Wisnik, Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Lenine, Luiz Tatit, Maria Bethânia, Martinho da Vila, Paulo César Pinheiro, Tom Zé e Zélia Duncan. Imagens de arquivo resgatam momentos sublimes de Dorival Caymmi, Caetano Veloso e Tom Jobim. A maioria das entrevistas foi realizada na casa dos entrevistados, em atmosfera intimista, com o registro de declamações e canções especialmente para o documentário. Poemas de Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Hilda Hilst e pérolas de nossos grandes compositores conduzem o roteiro do Palavra (En)Cantada. Entre as músicas do filme estão Choro Bandido (Chico Buarque/Edu Lobo), Alegria, Alegria (Caetano Veloso), Alvorada (Cartola), História do Brasil (Lamartine Babo), Inclassificáveis (Arnaldo Antunes), Fábrica do Poema (Adriana Calcanhotto/Waly Salomão), 2001(Tom Zé/Rita Lee) e O Mar (Dorival Caymmi).


dia 21  -  ANOS DE CHUMBO 2
                                                                     (Documentários, Brasil, 1h 26m, livre)

Os curtas-metragens abaixo foram reunidos neste programa por abordarem o mesmo período histórico: os anos de chumbo da ditadura militar brasileira. Mas a visão dessas obras em conjunto serve para demonstrar como um mesmo tema pode inspirar visões absolutamente distintas, a partir de combinações únicas de entrevistas e material de arquivo. Criados separadamente como uma homenagem àqueles que combateram a repressão, esses trabalhos agrupados acabam se tornando um tributo à própria diversidade do cinema brasileiro.

. Fênix, direção de Silvio Da-Rin, 1980 
. Cartas da Mãe, direção de Fernando Kinas, 2003   
. Várias vidas de Joana, direção de Abelardo de Carvalho e Cavi Borges, 2009  
. Memórias finais da república de fardas, direção de Gabriel F. Marinho, 2008 


dia 28  -  É SIMONAL

Direção de Domingos Oliveira                 (Comédia Musical, Brasil, 1987, 1h27m, 12 anos)
 
Estrelada pelo cantor Wilson Simonal, na época um dos maiores ídolos do show business nacional, e dirigida por Domingos Oliveira, um dos grandes diretores do cinema brasileiro. O filme traz Simonal muito à vontade em meio a shows, muita música e divertidos esquetes de humor. Ele interpreta a si mesmo no papel de um músico famoso que se envolve com uma fã que se faz passar por jornalista. Com um tom quase anárquico e fotografia do premiado Dib Lutfi, o filme vale também como registro de época, com cenas do famoso show em que Simonal lotou o Maracanãzinho, levando a plateia ao delírio.