terça-feira, 21 de julho de 2015

SESSÃO ESPECIAL QUASE SAMBA-FILME E DEBATE

Quase Samba abriu a nossa programação de Julho no dia 12, durante o habitual encontro de domingo com o público cineclubista de Paraty, às 19hs no auditório da Casa da Cultura.

Frente a uma sala ocupada por aproximadamente 40 espectadores, o Diretor Geral do Cineclube Danilo Medeji apresentou o filme, deu algumas curiosidades sobre o diretor Ricardo Targino e o elenco e uma breve critica. Também destacou as etapas de divulgação do longa e a importância para o Cineclube Paraty de poder participar da mesma, dedicando uma sessão a uma nova obra nacional que escolheu o circuito alternativo, além do comercial, para atingir e sensibilizar maior público possível sobre os temas tratados, ainda tão urgentes na sociedade brasileira: a corrupção, o machismo, a violência domestica, a homossexualidade, etc.

Danilo aproveitou então para convidar o público a participar de um mini-debate pós sessão 
durante o qual alguns voluntários pudessem expressar as próprias impressões sobre o filme.
Logo depois do final, foram três as intervenções espontâneas que animaram o debate, todas muito positivas no juízo global do filme, mas as primeiras duas, de duas mulheres, ressaltaram alguns detalhes interessantes do ponto de vista estético, como a paleta de cores, a fotografia, e as interpretações. Mas também levaram a uma reflexão sobre as grandes diferenças que existem na realidade das famílias brasileiras e o enorme valor do filme em retratar esse mundo que a maioria finge não ver, feito de pessoas que têm um coração mais puro e por isso são as que mais erram, atraindo amores especiais como a protagonista Teresa.

Se destacou a intervenção de uma mãe, acompanhada pela filha menor de 16 anos, que chegou na sala achando que tratasse de uma sessão de filme infanto-juvenil (nossa sessão do sábado é dedicada a esse público) mas quando percebeu que o tema era outro escolheu ficar porque achou importante que a filha possa entrar em contato com temas "fortes", como a violência e a diversidade sexual: a maior satisfação, como ela disse, é poder conversar com a filha sobre esses argumentos para que ela se prepare à "vida loca" que nos traz as vezes experiências impactantes e escolhas difíceis., pois nem tudo é cor de rosa. O mundo está aí e precisamos vê-lo em todas as suas matizes.

Um aplauso do público encerrou a sessão.








segunda-feira, 13 de julho de 2015

O CINECLUBE EM JULHO


Depois da pausa da primeira semana de Julho, devido às atividades da FLIP que ocuparam o auditório da Casa da Cultura, voltamos ontem 12 de Julho com mais um filme brasileiro lançado em paralelo no circuíto comercial e na rede de Cineclubes e associações: QUASE SAMBA, o primeiro longa-metragem do diretor Ricardo Targino, foi apresentado pelo Diretor do Cineclube Danilo Medeji que a conclusão do filme animou um mini debate com o público que expressou às suas opiniões sobre o mesmo e os temas que enfrentou: machismo, violência, corrupção, numa história simples que como muitos destacaram é a realidade de muitas famílias brasileiras.

Aqui os detalhes da nossa programação do mês de Julho do Cineclubinho e Cineclube.
Não percam a última sessão do mês com o aclamado BIRDMAN, ganhador do Oscar 2015 como melhor filme.

CINECLUBINHO PARATY – SÁBADO DA CRIANÇA ÁS 19 HORAS


11/07 - Curtas da Pixar 2
(2007-12, EUA, Disney & Pixar, Curtas de Animação, 75 min, Livre)
Disney e Pixar apresentam uma incrível nova coleção de 12 curtas-metragens, incluindo os indicados ao Oscar® (Melhor Curta-Metragem, Animação: Presto, 2008; Dia & Noite, 2010; La Luna, 2011) e vários outros favoritos da família.



18/07 - Como Treinar o Seu Dragão
(2010, EUA, Dream Works, Animação, 93 min, Livre)
Soluço é um viking adolescente que não combina muito bem com a longa tradição de sua tribo de heróicos matadores de dragões. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando ele encontra Banguela, um dragão que desafia tanto ele quanto seus amigos a encararem o mundo a partir de outro ponto de vista.



25/07 - Os Boxtrolls
(2014, EUA, Dir. Graham Annable, Anthony Stacchi, Animação, 97 min, Livre)
Ovo é um garoto órfão, criado por seres do subterrâneo catadores de lixo “Os Boxtrolls”, tenta descobrir um caminho para resgatar seus amigos de um exterminador do mal.
Animação baseada no livro infantil "Here Be Monsters", de Alan Snow.




 CINECLUBE PARATY – DOMINGO É DIA DE CINEMA ÁS 19 HORAS

12/07 - Quase Samba (Lançamento Nacional em Circuito Alternativo)
(2014, Brasil, Dir. Ricardo Targino, Drama, 83 min, 16 anos)
Teresa (Mariene de Castro) é uma cantora de rádio que se vê dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança. Um deles é o seu antigo namorado, um policial grosseiro e violento (Otto), e o segundo é um jovem atencioso (João Baldasserini), disposto a assumir a paternidade do futuro bebê. Enquanto o coração de Teresa se divide, ela conta com a ajuda do melhor amigo (Cadu Fávaro).



 18/07 - O Que Eu Mais Desejo
(2012, Japão, Dir. Hirokazu KORE-EDA, Drama, 128 min, 12 anos)
O anúncio da construção de uma linha de trem ‘bala’ ligando duas cidades enche o garoto Koichi de esperança e o faz acreditar que a chegada do trem irá reunir sua família mais uma vez.



26/07Birdman
(2014, EUA, Dir. Alejandro González Iñárritu, Comédia Dramática,  119 min, 16 anos)
Uma comédia de humor negro que conta a história de um ator, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeja montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Nos dias que antecedem a noite de abertura, o ator - Riggan Thomson - luta contra o seu ego e tenta recuperar a sua família, a sua carreira, e a si próprio.