domingo, 26 de outubro de 2014

7º EDICÃO DO INTER CINE NA CASA DA CULTURA - Loucos Pela Moda



No inicio da noite do último domingo o Cineclube Paraty, trouxe pela primeira vez ao palco da Casa da Cultua de Paraty, o Projeto INTER CINE, em sua 7ª edição, que teve como tema protagonista a MODA e o gênio do estilista Yves Saint Laurent. 


O projeto Inter Cine, foi realizado pelo Cineclube Paraty como proposta para dialogar com o público do Eco Festival que encerrou as atividades do evento nesse mesmo dia.

Logo depois da exibição do documentário “O Louco Amor de Yves Saint Laurent” no auditório da Casa da Cultura, iniciou-se um interessante bate-papo com o publico presente, mediado pelo Diretor Geral do Cineclube Danilo Medeji, com a participação especial da professora de História da Moda Ruth Joffily e do artista plástico e designer de moda Lauro Monteiro.






O objetivo principal do projeto Inter Cine, criado em 2013 pelo Cineclube Paraty, é promover o intercâmbio cultural e educacional por meio do cinema através da realização de um bate-papo ao final da sessão com convidados de diversas culturas ou áreas do conhecimento, que possam abordar o tema escolhido pela sua experiência, contribuindo assim para a compreensão dos vários assuntos representados através da linguagem cinematográfica.





As edições passadas possibilitaram o encontro entre os alunos e professores das escolas CIEP e CEMBRA com convidados de diferentes nacionalidades (Chile, Itália, Espanha entre outros) que contribuíram com o próprio testemunho e experiencia ao debate sobre os vários assuntos abordados nos filmes.
Desta vez, simultâneo ao Eco Festival, o tema escolhido foi a moda e um dos seus mais destacados representantes, que não por acaso foi o primeiro em levar à democratização das suas criações: o estilista francês Yves Saint Laurent.
O documentário retrata, através do relato do seu companheiro na vida e no trabalho Pierre Berger, a frenética vida do estilista desde os seus primeiros passos com Christian Dior nos anos cinquenta, até à invenção do prêt-à-porter e o auge das passarelas nas décadas sucessivas.






Durante o bate-papo após o filme, os dois convidados Ruth Joffily e Lauro Monteiro ficaram a disposição do público para compartilhar opiniões e pontos de vistas sobre o papel da moda na industria cultural e os valores que esta arte representou em varias épocas e sociedade.






O primeiro enfoque foi o diferencial do processo criativo do Yves Saint Laurent com respeito aos outros estilistas. A professora de Historia da Moda Ruth Joffily destacou como o YSL fez da moda uma arte democrática, querendo se inspirar à beleza das culturas, das pessoas e das obras de arte em todas as suas criações, e alcançou esse objetivo com a introdução do prêt-á-porter na moda francesa. Os convidados também aproveitaram para fazer um paralelo com a industria da moda brasileira, ainda simbolo de status social e de poder financeiro e não da celebração da beleza em sí.









A conversa, descontraída e cheia de anedotas, levou também a refletir sobre os padrões estabelecidos pela moda masculina e feminina, em particular o papel estético da mulher no nosso país e a necessidade de abandonar esse modelo único que exige à mulher comum ser sempre sexy e a imitar os exemplos que vem do outro lado do océano, desde sempre considerados melhores, em vez de investigar e encontrar a própria identidade de beleza, livre de condicionamentos externos.










Assim se concluiu mais um encontro enriquecedor e formativo na programação do Cineclube Paraty, que favoreceu a reflexão sobre um tema atual como a moda e as repercussões que ela tem no nosso dia a dia e ao mesmo tempo, comparar valores de diferentes culturas e países graças à preciosa contribuição de personalidades qualificadas e preparadas em tal âmbito.

Até à próxima edição do Inter Cine!





Mais informações sobre os convidados do Inter Cine-7º edição:


RUTH JOFFILY

Jornalista, professora e escritora. É autora dos livros “Marilia Valls: um trabalho sobre moda”, editora Salamandra, 1989; “Jornalismo e produção de moda”, editora Nova Fronteira, 1991; “Vista-se como você é, editora L&PM, 1997; “O Brasil tem estilo?, editora Senac/2000 e co-autora de “Produção de moda”, editora Senac,/2011. Coordenou a edição do livro “A história da Camiseta”, patrocinado pela Hering, com vários autores. Jornalista especializada em moda e em imprensa feminina, é mestre em Comunicação e Cultura, pela UFRJ, tendo trabalhado nas empresas Bloch Editores, Editora Abril, jornal O Globo e Folha de São Paulo.
Como professora, lecionou na Faculdade de Design em Moda da Universidade Candido Mendes e na Universidade Veiga de Almeida , onde criou e coordenou durante seis anos a pós-graduação em Produção de Moda, em parceria com o Instituto Zuzu Angel de Moda. Em 2012 e 2013 ministrou aulas de história da moda no Paraty Eco Fashion e realizou, também o workshop sobre o “olhar” no Centro de Capacitação Colibri.

Blog: http:// vistasecomovocee.com.br


LAURO MONTEIRO FILHO

Artista plástico e designer, tem sua formação em Estilismo e Design de Moda por meio do Stúdio Berçot - Marie Ruckie, tendo desenvolvido, por vários anos, coleções para as linhas spostswear /underwear para a marca Lupo S/A, chefiando o Departamento de Estilo, participando, inclusive do Comitê de Estilo do CIT/Casa Rhodia por vários anos. Desenvolve programas de cursos e oficinas para o Senac (Moda e Beleza) e Sesc (artes plásticas /visuais) em São Paulo.
Em Paraty, onde reside e tem seu atelier, tem realizado várias exposições no Brasil e exterior; trabalha em cursos de formação em Desgin de Moda, Desenho de Moda e Desenho Básico para o Paraty Eco Fashion, no Centro de Capacitação Colibri. Lauro faz parte do Conselho do Cineclube Paraty, onde foi anteriormente, diretor Administrativo e diretor Geral da Ong.


Blog: http://lauromonteirofilho.blogspot.com.br




DANILO MEDEJI (mediador)


E' atual Diretor-geral do Cineclube Paraty, eleito para gestão (2014-2016). É Cientista Social (PUC-SP), atua na cidade como Produtor Cultural, segue sua carreira de Professor de Sociologia (CIEP_Brizolão). Antes de instalar-se em Paraty, já realizava (desde 2007) vários Projetos na Área de Cinema & Educação em Escolas Públicas e Particulares de São Paulo e trabalhou entre 2009 e 2012 como Docente Coordenador da Área de Desenvolvimento Social do SENAC São Paulo, onde estudou Pós-graduação em Gestão Cultural.


terça-feira, 7 de outubro de 2014

CINECLUBE PARATY APRESENTA A MOSTRA "A MÚSICA NO CINEMA"

O Cineclube Paraty em parceria com o Iphan e a Casa da Cultura abriu no domingo 27 de setembro a mostra do mês de Outubro dedicada à Música no Cinema, com a projeção do longa "O SOLISTA(2009; EUA; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Joe Wright;




A través de ficções e documentários são retratadas as biografias de músicos que contribuíram à historia desta arte, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre eles o compositor Cartola, considerado um dos maiores sambista da história da música brasileira, e o pianista australiano David Helfgott: por sua interpretação em "Shine" (1996) Geoffrey Rush ganhou o Oscar como Melhor Ator.




A mostra quer ser uma homenagem aos gênios da primeira arte e não a caso acontece no mesmo mês do Festival de Música Instrumental MIMO, que terá lugar em Paraty entre os dias 10 e 12 de Outubro.


http://www.mimo.art.br/programacao/paraty

As projeções acontecerão todas as quarta-feiras às 19:30 no Espaço IPHAN e aos domingos às 19:00 na Casa da Cultura.

Excepcionalmente nesta quarta-feira 8 de Outubro, o documentário "Cartola-Música para os olhos" será exibido na Casa da Cultura às 19:30.

Confira aqui a programação completa da Mostra "A Música no Cinema"


27/09 - ABERTURA DA MOSTRA 

FILME: O SOLISTA

(2009; EUA; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Joe Wright; Dur. 1h57min; 12 anos.)

Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.


01/10 – FILME: TCHAIKOVSKY – DELÍRIO DE AMOR

(1970; Reino Unido; Drama; Biografia; Dir. Ken Russell; Dur. 123min; 16 anos.)

Paixão criativa, desejo sexual reprimido e muitos excessos surpreendentes dominam esta controversa cinebiografica do músico Pyotr Ilyich Tchaikovsky, dirigida Ken Russell.A obra segue o extravagante compositor - vivido por Richard Chamberlain - através de seu casamento com a luxuriosa Nina (Glenda Jackson) e sua conturbada relação amorosa com o Conde Anton Chiluvsky (Christopher Gable). O expectador ainda pode se deliciar com a belíssima trilha sonora executada pela Orquestra Sinfônica de Londres sob a direção de André Previn, realizando diversas obras de Tchaikovsky.


08/10 – FILME: CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS

(2007; Brasil; Documentário; Dir. Lírio Ferreira/Hilton Lacerda; 88min; 10 anos.)
 (Excepcionalmente o documentário será exibido na Casa da Cultura às 19:30)

Esta é a história de Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola. Um dos mais importantes compositores da música brasileira de todos os tempos, Cartola é o autor de obras-primas como 'O Mundo é um Moinho', 'As Rosas Não Falam', entre outras. Os diretores Lírio Ferreira e Hilton Lacerda mostram a importância de Cartola para a música brasileira, traçando um emocionante painel do autêntico samba de origem e seus principais expoentes.




15/10 – FILME: TINA – A VERDADEIRA HISTÓRIA DE TINA TUNER

(1993; EUA; Drama; Biografia; Dir. Brian Gibson; 118min; 14 anos.)

A verdadeira história da lenda viva do rock´n roll, Tina Turner, com ANGELA BASSETT e LAURENCE FISHBURNE. Tina é Anna Mae Bullock, uma garota do interior com uma voz especial que se apaixona pelo carismático Ike Turner. Juntos, conquistam o sucesso no mundo da música. Mas quando perdem o controle de suas vidas, a volta à realidade provoca um choque inevitável. Do fundo do poço ao mais alto nível, Tina viveu, sobreviveu e triunfou. Cheio de energia e performances eletrizantes, um filme que vai fazer você cantar, dançar e aplaudir.




22/10 – FILME: NO DIRECTION HOME – BOB DYLAN

(2009; EUA; Documentário; Dir. Martin Scorsese; 113min; 14 anos.)

O prestigiado diretor Martin Scorsese, indicado  a vários Oscars®, já mostrou mais de uma vez ter intimidade com o rock. Agora ele aceita o desafio de desvendar um mito e traz a extraordinária trajetória de Bob Dylan, desde suas raízes no Minnesota, suas primeiras aparições nas cafeterias do Greenwich Village, até sua tumultuada ascensão ao estrelato em 1966. Vários depoimentos permeiam o documentário que traz algumas cenas raras, nunca vistas, tanto de apresentações ao vivo quanto de entrevistas, com o recluso astro. Imagens preciosas para qualquer fã de rock.

29/10 – FILME: SHINE – BRILHANTE

(1996; Austrália; Drama; BiOgrafia; Dir. Scott Hicks; 105min; 14 anos.)


Aclamado pela crítica mundial e vencedor de vários prêmios, incluindo o Oscar® de Melhor Ator para GEOFFREY RUSH, em 1996, SHINE - BRILHANTE é inspirado na história verídica de um menino prodígio australiano, David Helfgott (RUSH). Quando David é aceito numa prestigiada academia de música em Londres,ele sai de seu ambiente opressor e segue sua paixão pela música clássica. Mas, a rejeição de seu pai e a pressão para que domine com perfeição os concertos, o levam ao desequilíbrio mental. Somente o amor da única mulher que o compreende (LYNN REDGRAVE) pode ajudá-lo a se readaptar à sociedade e a compartilhar seu talento musical com o resto do mundo. Uma celebração do espírito humano e da força redentora do amor.