quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CHÁ COM CINEMA: PRIMEIRA EXIBIÇÃO


" Chá com Cinema" é um programa que procura recuperar a alta estima do público da terceira idade, face ao  prestigio do cinema, principalmente das matinés, com filmes de qualidade, brasileiros ou estrangeiros dublados.







O projeto CHÁ COM CINEMA - uma parceria da Casa da Cultura de Paraty e do Cineclube Paraty entrou em ação nesta quarta-feira, 17/09/14,  as 15 horas,  com sucesso total da estréia deste programa que  é voltado à 3a idade, com exibição do filme "Chega de Saudade"(2009, BR, Dir. Laís Bodanzky. Com Tonia Carrero, Leonardo Villar, Stepan Nercessian, Betty Faria, Cassia Kiss, Paulo Vilhena, Maria Flor e grande elenco.)



A proposta desta matiné é que seja um programa permanente que acontece ás quartas-feiras, uma vez ao mês, onde o público, após a sessão, é convidado para tomar chá, café, sucos, com bolos e sanduíches e biscoitos diversos.
Curta as fotos da estréia do CHÁ COM CINEMA.



Recepção ao público












Apresentação do Projeto





O FILME














O CHÁ

















A EQUIPE







Fotos e texto : Lauro Monteiro

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CINECLUBE PARATY:NOVA DIREÇÃO PARA 2014/16



CINECLUBE TEM NOVA DIRETORIA



Para o Biênio 2014/16, uma nova diretoria assume os trabalhos do Cineclube Paraty, que há 7 anos desenvolve uma série de atividades na área de audiovisual em Paraty,  cidade sul-fluminense do estado do Rio de Janeiro.
Idealizado pelos cineclubistas André Góes e Dus de Bruine, cuja ação deu-se há pelo menos 3 anos antes do cineclube tornar-se uma organização, a atividade na cidade tem praticamente 10 anos, considerando as ações initerruptas por todo este anos. Muitos projetos foram desenvolvidos, além de sessões permanentes de cinema, hoje, com dois pontos de exibições de cinema,  na Casa da Cultura (aos domingos, 19h) e Sala IPHAN, (às quartas, 19h30)

Muitos projetos foram colocados em prática ao longo deste tempo, como Cinema Itinerante-Cinema Pé na Estrada, Cineclubinho, Inter-Cine, dentre outros, dando ao cineclube o título de Utilidade Pública.
O Cineclube Paraty está associado ao CNC - Conselho Nacionalde Cineclubes do Brasil e da ASCINE-RJ - Associação dos Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro e tem sido considerado  cineclube referência no estado do Rio de Janeiro.
Antecedendo esta nova gestão, Lauro Monteiro, Marta Viana  (agora conselheiros da ONG) e Dus de Bruine, cineclubistas que ficaram frente da ONG (2012/14), deixando seus cargos para o eleito e empossado Diretor-Geral,  Professor Danilo Medeji.

Danilo Medeji foi recebido pelo Cineclube Paraty em 2012, fazendo parte do grupo de curadoria e grupo executivo.È Cientista Social (PUC-SP), e atua como Produtor Cultural, segue sua carreira de Professor de Sociologia (CIEP Brizolão 999 / CEJA_CECIERJ). Antes de instalar-se em Paraty, trabalhou por três anos como Docente Coordenador da Área de Desenvolvimento Social do Senac-São Paulo, onde estudou Pós-graduação em Gestão Cultural
Compõe o grupo diretor desta nova gestão, a diretora-administrativa, Maira Norton  e o diretor-financeiro Dus de Bruine que segue reeleito na atual gestão, .

Novos associados fazem parte do Cineclube Paraty, ampliando o grupo executivo:
Vitor Pane, Arysa Sá.


Novos associados




Cineclubistas

O atual Conselho do Cineclube Paraty é composto Marta Viana, André Góes e Lauro Monteiro e seus respectivos suplentes Antonia Moura, Edwiges Almeida e Giulia Melis.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

DOMINGO É DIA DE CINEMA NA CASA DA CULTURA_ PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO/2014



CASA DA CUlTURA 

Aos domingos às 19h com entrada franca





07/09

Curta: O Céu No Andar de Baixo – dir. Leonardo Cata Preta / 15 mins / 2010

Longa: AMOR ALÉM DA VIDA

(Sessão em Homenagem ao ator Robin Williams)

(1998,EUA; Fantasia, Drama; Dir. Vincent Ward ; 1h46min;12)





Chris Nielsen (Robin Williams), Annie (Annabella Sciorra), sua esposa, e os filhos do casal fazem uma família feliz. Mas os jovens morrem em um acidente e o casal é bastante afetado, principalmente Annie. No entanto, eles superam a morte dos filhos e conseguem levar suas vidas adiante, mas quatro anos depois é a vez de Chris morrer em um acidente e ser mandado para o Paraíso. Mas não um Céu com arcanjos e harpas, pois lá cada um tem um universo particular e o dele é uma pintura (sua mulher coordenava uma galeria de arte). Enquanto tenta entender o Paraíso, onde tudo pode acontecer, bastando que apenas deseje realmente, Chris fica sabendo que Annie, dominada pela dor, comete suicídio. Assim, ele nunca poderá encontrá-la, pois os suicidas são mandados para outro lugar. Mesmo assim decide tentar achá-la, apesar de ser avisado que mesmo que a encontre, ela nunca o reconhecerá.


14/09

Curta: Irmãs – dir. Gian Orsini / 15 mins / 2011

Longa:FLORES RARAS

(2013, Br, Drama; Dir. Bruno Barreto;1h44min; 14)




1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.


21/09

Curta: O Gigante – dir. Julio Vanzeler e Luis da Mata Almeida / 10 mins / 2012

Longa: Hemingway & Martha

(2012; EUA; Hist/Drama; Dir. Philip Kaufman;2h34min; 12)






Após uma pescaria bem sucedida, o escritor Ernest Hemingway (Clive Owen) conhece Martha Gellhorn (Nicole Kidman) em um bar. Interessado nela, logo a convida para um evento que ocorrerá em sua casa, onde serão discutidos meios de ajudar a defesa republicana espanhola em meio ao ataque fascista do general Franco. Neste encontro ela conhece John dos Passos (David Strathairn) e Paco Zarra (Rodrigo Santoro), que insistem para que ela vá ao front e divulgue o que está acontecendo nos jornais. Animada com a ideia, Gellhorn consegue um emprego como corresponde de guerra e parte para a Espanha. Ao saber da notícia Hemingway também vai ao país, no intuito de ajudar na confecção de um documentário sobre a batalha. Lá eles ficam hospedados no mesmo hotel e se aproximam cada vez mais, iniciando um romance que reúne paixão e inteligência.



28/09

Curta Em trânsito -2013, PE, dir: Marcelo Pedroso , experimental, 18min livre

Longa: O SOLISTA
(2009; EUA; Drama; Dir.: Joe Wright; 1h57min; 12)





Steve Lopez (Robert Downey Jr.) é um colunista famoso do Los Angeles Times e vive em busca de uma história incomum. Em um dia como outro qualquer, não exatamente em sua busca por uma matéria, ele ouve na rua uma música e descobre Nathaniel, tocando muito bem num violino de apenas duas cordas. Seu nome é Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), um dos milhares de sem teto das ruas de Los Angeles, ex-músico que sofre de esquizofrenia, sonha em tocar num grande concerto e é um eterno apaixonado por Beethoven. Lopez prepara uma coluna sobre sua descoberta e recebe de um leitor, como doação, um instrumento para o músico. É o começo de uma amizade que poderá mudar para sempre suas vidas.





quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MOSTRA HITCHCOK



Mostra HITCHCOK
De 03 a 24/set/2014
4as, 19h30 - Sala IPHAN

03/09
Festim Diabólico
(1948; EUA; suspense; dir. A. Hitchcok, 1h20min. 12)

Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.

10/09
Janela Indiscreta
(1954, EUA; Suspense; dir. A. Hitchcok, 1h20min, 12)

Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

17/09
Os Pássaros
(1964, EUA, Reino Unido; Suspense: dir. A. Hitchcok, 2h, 14)

Melanie Daniels (Tippi Hedren) é uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade. Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

24/09
Psicose
(1960, EUA; Suspense: dir. A. Hitchcok, 1h50min, 14)

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.