quinta-feira, 14 de agosto de 2014

CINEMA E PATRIMÔNIO



Cinema no IV Encontro Fluminense do Patrimônio, na Sala IPHAN com o apoio do Cineclube Paraty, dias 14, 15 e 16 de agosto/14


NEZI HEVERTON CAMPOS DE OLIVEIRA
Vice-Diretoria de Informação e Patrimônio Cultural
Casa de Oswaldo Cruz-FioCruz

A IV Semana Fluminense do Patrimônio (IV SFP) além da abertura oficial 
no dia 12 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro e do 
IV Encontro do Patrimônio Fluminense em Paraty, 
que acontecerá de 13 a 15 de agosto, com o tema:
“Patrimônio Cultural e Grandes Intervenções”.


 

















Confira a programação de cinema na Sala IPHAN (entrada franca)


PROGRAMAÇÃO



Quinta-feira (14/08/2014),19:30




TROPICÁLIA (14)

Direção: Marcelo Machado (Documentário/2012/87 min)

Em plena ditadura militar, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Tom Zé, entre outros, misturaram desde velhas tradições populares a muitas das novidades artísticas surgidas pelo mundo afora, criando o Tropicalismo. Com depoimentos reveladores, raras imagens de arquivo e canções daquele período, “Tropicália” nos dá um panorama definitivo de um dos mais fascinantes e influentes movimentos culturais brasileiros.



Sexta-feira (15/08/2014), 19:30




RITA CADILLAC, A LADY DO POVO (18)

Direção: Toni Venturi (Documentário/2007/77 min)

O filme revela os momentos mais importantes da carreira de Rita Cadillac por meio de depoimentos e imagens inéditas, além de material de arquivo dos anos de dançarina no Cassino do Chacrinha e de sua carreira no cinema. Da Rita, é mostrado tanto o lado midiático do símbolo sexual brasileiro quanto o caseiro e cotidiano, numa reflexão sobre a linha que separa o personagem e a pessoa, a celebridade e a mulher falível e humana.


Sábado (16/08/2013), 19:30



PALAVRA ENCANTADA (L)

Direção: Helena Solberg (Documentário/2008/84 min)

Palavra (En) Cantada percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, o filme traça um panorama da música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos, performances musicais e rica pesquisa de imagens.


domingo, 10 de agosto de 2014

CINECLUBE PARATY REALIZA MOSTRA SCORSESE DE NIRO


Uma das parcerias que mais deu certo no cinema moderno ganha espaço neste mês de agosto no Cineclube Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Filmes do diretor Martin Scorsese estrelados pelo ator Robert De Niro são exibidos de graça a partir desta quarta-feira (6), entre eles "Touro Indomável", que rendeu um Oscar 1981 de Melhor Ator para De Niro. 


Outra sessão deste mês é a do consagrado "Taxi Driver", sobre um jovem veterano do Vietnã que trabalha como motorista de táxi em Nova York. Frente às situações que vive, acaba deixando explodir a raiva e violência que sempre teve dentro dele. Pela sua atuação no longa, De Niro foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1977, mas perdeu a estatueta para Peter Finch, de "Rede de Intrigas". "Taxi Driver" também foi indicado ao Prêmio da Academia nas categorias Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Atriz Coadjuvante para Jodie Foster, por sua performance como uma prostituta de 12 anos.

A mostra "Scorsese De Niro" marca o aniversário de 71 anos de Robert de Niro, que será comemorado em 17 de agosto. As exibições são realizadas na Casa da Cultura de Paraty — Rua Dona Geralda, 177, no Centro Histórico — e na Sala Iphan. Ela fica na Casa do Patrimônio, localizada no Sobrado do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Praça da Matriz, no Centro Histórico. O local tem capacidade para 30 pessoas.


PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA 
" SCORSESE DE NIRO "


Quarta-feira (6)
19h30 - Sala Iphan
Caminhos Perigosos
Drama/Policial; classificação 16 anos 




Sinopse: 

Little Italy, cidade de Nova York. Charlie (Harvey Keitel) trabalha ao lado do tio, um mafioso respeitado, coletando pagamentos e realizando cobranças. Ele enfrenta o descontentamento de sua família, devido ao relacionamento que mantém com Teresa (Amy Robinson). Charlie na verdade não nasceu para o crime e deseja iniciar vida nova ao lado da namorada. Só que Johnny Boy (Robert De Niro), seu melhor amigo, o mete em uma enrascada quando se recusa a pagar uma dívida de jogo.
 

Quarta-feira (13)
19h30 - Sala Iphan
Taxi Driver
Drama/Policial; classificação 14 anos 




Sinopse:

Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.


Domingo (17)
19h - Casa da Cultura
Cassino
Drama/Ação; classificação 18 anos





Sinopse: 
Através de três personagens básicos: um diretor de cassino (Robert De Niro) com um passado comprometedor; uma prostituta de alta classe (Sharon Stone), que dominava a todos, menos o seu cafetão; e um gângster (Joe Pesci), que tomava conta do diretor do cassino e passa gradativamente, a seguir os passos dela, criado um painel de Las Vegas dos anos 70, quando a Máfia controlava o jogo, até o gradual surgimento das grandes corporações, que ficaram no lugar das quadrilhas e transformaram a cidade em uma Disneylandia.



Quarta-feira (20)
19h30 - Sala Iphan
Touro Indomável

 Drama; classificação 16 anos



Sinopse:
O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie.


 
Quarta-feira (27)
19h30 - Sala Iphan
O Rei da Comédia
Comédia dramática; classificação 12 anos 





Sinopse:

Jerry Langford (Jerry Lewis) é um consagrado apresentador de TV. Um dia, ao se encaminhar para o trabalho, ele é sequestrado pelo aspirante a comediante Rupert Pumpkin (Robert De Niro) e sua amiga Masha (Sandra Bernhard). Para escapar da situação, Jerry concede a Rupert espaço em seu programa de TV, de forma que ele possa apresentar seu número.



Martin
Scorsese

 


Martin Marcantonio Luciano Scorsese 


nasceu no dia 17 de novembro de 1942, no bairro do Queens, cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Filho de imigrantes italianos, por muito pouco não acabou indo parar num seminário para padres. No entanto, preferiu canalizar sua paixão na sétima arte, fazendo dessa expressão sua verdadeira casa. Hoje, setenta anos após seu nascimento, está consagrado como um dos maiores gênios do cinema mundial! Já conquistou mais de uma centena de prêmios com os seus filmes, entre eles o Oscar, o Bafta (Inglaterra), a Palma de Ouro em Cannes, o César (França), o David di Donatello (Itália), o Globo de Ouro, o Independent Spirit, o National Board of Review, o prêmio da Sociedade Nacional dos Críticos dos EUA, o Emmy, o Grammy e o Leão de Ouro em Veneza, dentre tantos outros.
  
Scorsese pode ser apontado como um dos responsáveis pelo novo cinema americano surgido no início dos anos 1970, ao lado de nomes como Francis Ford Coppola, Brian de Palma, Steven Spielberg e George Lucas. Seu filme Caminhos Perigosos (1973) deu início também a uma importante parceria com o ator Robert De Niro, que se repetiria por quase uma dezena de títulos. E desde então vem trilhando, enquanto realizador, pelos mais ousados, arriscados e diversos estilos, mostrando que não é dono de uma visão única de cinema, mas, sim, de uma habilidade tamanha que consegue, como um camaleão, se adaptar aos mais diferentes modelos. Hoje, seus mais de 50 longas já arrecadaram nas bilheterias de todo o mundo US$ 1,5 bilhão, um feito poucas vezes igualado! 

Se o início da carreira foi marcado por filmes violentos, logo em seguida surgiriam outras importantes experiências. Dramas femininos (Alice não mora mais aqui, 1974), musicais (New York, New York, 1977), cinebiografias (Touro Indomável, 1980), comédia (Depois de Horas, 1985), religião (A Última Tentação de Cristo, 1988), máfia (Cassino, 1995), epopeias históricas (Gangues de Nova York, 2002), policial (Os Infiltrados, 2006), suspense (Ilha do Medo, 2010) e aventura infantil (A Invenção de Hugo Cabret, 2011). Tudo sempre com o mesmo cuidado característico de toda a sua obra. E, com isso em mente, a equipe de críticos do Papo de Cinema elegeu seus filmes favoritos dentre a filmografia de Martin Scorsese. Tarefa árdua, pois escolher apenas um no meio de um conjunto de tanto respeito é uma responsabilidade imensa.

Fonte: http://www.papodecinema.com.br/artigos/5-1-martin-scorsese

ROBERT
DE
NIRO



Robert Mario De Niro Jr. (Nova Iorque, 17 de agosto de 1943) é um premiado ator, diretor e produtor de cinema norte-americano.

Seus primeiros grandes papéis foram nos filmes Bang the Drum Slowly (br: A Última Batalha de um Jogador) e Mean Streets (br: Caminhos Perigosos), ambos de 1973. Em 1974, ele atuou no clássico The Godfather: Part II (br: O Poderoso Chefão: Parte II) como o jovem Vito Corleone, papel pela qual ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

De Niro é conhecido por sua longa e aclamada colaboração com o diretor Martin Scorsese, que começou em 1973, em Mean Streets. Desde então, protagonizou diversos filmes de Scorcese aclamados pela crítica. Ele ganhou o Oscar de Melhor Ator (principal) pelo filme Raging Bull (br: Touro Indomável), e foi indicado ao Oscar por Taxi Driver (1976) e Cape Fear (1991). Além disso, foi indicado a diversos prêmios por The Deer Hunter (br: O Franco Atirador), de 1978, e Awakenings (br: Tempo de Despertar), de 1990. No mesmo ano, a atuação de De Niro em Goodfellas (br: Os Bons Companheiros) lhe rendeu uma indicação ao premio BAFTA.

Ele já recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro de melhor ator - comédia ou musical: New York, New York, em 1977, Midnight Run (br: Fuga à Meia-Noite), de 1988, Analyze This (br: Máfia no Divã), de 1999, e Meet the Parents (br: Entrando Numa Fria), de 2000. Ao longo de sua carreira, Robert De Niro recebeu diversos elogios e prêmios, sendo sua importância como artista e sua dedicação a profissão reconhecidos mundialmente.

O primeiro filme em que entrou foi Quem Anda Cantando Nossas Mulheres, de Brian de Palma. Após esse filme, participou em muitos outros filmes, com papéis maiores e menores, mas nenhum deles com grande sucesso, até que atingiu a popularidade com o seu papel em Bang the Drum Slowly (br: A Última Batalha de um Jogador), em 1973. No mesmo ano, começou a trabalhar com Scorsese, que lhe foi apresentado por Brian de Palma, no filme Mean Streets (br: Caminhos Perigosos). A partir daí, entrou em vários filmes de Scorsese como: Taxi Driver, New York, New York, Raging Bull'', The King of Comedy (br: O Rei da Comédia), Goodfellas (br: Os Bons Companheiros), Cape Fear e Cassino. Neste filmes, de Niro representa personagens normalmente simpáticas mas emocionalmente instáveis e que revelam tendências sociopáticas.
A meio da década de 80, de Niro começou a fazer também papéis cómicos, com os quais teve bastante sucesso tais como: Brazil, Midnight Run (br: Fuga à Meia-Noite), Wag the Dog (br: Mera Coincidência), Analyze This (br: Máfia no Divã) e Meet the Parents (br: Entrando Numa Fria).

Contrariamente ao que é normalmente suposto, é apenas um quarto descendente de italianos, sendo também descendente de irlandeses, alemães e holandeses. Apesar disso, o ator diz que se identifica "mais com o seu lado italiano que com os outros lados". Em Outubro de 2004 cancelou uma apresentação em Roma, após as autoridades italianas o terem acusado de apresentar estereótipos negativos da sua ascendência nos seus filmes. Em Dezembro do mesmo ano voltou a Roma para apresentar pela primeira vez uma exposição de arte do seu falecido pai. As mesmas autoridades, surpreendidas, disseram que não guardavam ressentimentos.O ator tem verdadeira paixão por Nova Iorque, particularmente pelo bairro que habita, TriBeCa, na baixa Manhattan. Desde 1989, investe na região, tendo aberto lá um restaurante, uma produtora, e, principalmente, criado o festival de cinema independente, TriBeCa Film Festival, festival que vem ganhando importância a cada ano que passa.

De Niro é muitas vezes comparado com Al Pacino, ator com o qual disputou papéis no início da carreira de ambos. Os dois contracenaram em The Godfather: Part II (br: O Poderoso Chefão: Parte II), de Francis Ford Coppola, em 1974, Heat (br: Fogo Contra Fogo), de Michael Mann, em 1995; e em Righteous Kill (br: As Duas Faces da Lei), de Jon Avnet, em 2008. Ele é para muitos críticos o melhor ator de sua geração no quesito filmes dramáticos, precedido por Marlon Brando e sucedido por Edward Norton e Sean Penn

Em 2007, esteve no filme de fantasia e aventura Stardust, baseada em história de Neil Gaiman, na qual contracenou pela primeira vez com a estrela Michelle Pfeiffer
De Niro é filho do pintor americano Robert De Niro, Sr., morto em 93, e é casado com a comissária de vôo Grace Hightower, desde 1997 e com ela tem um filho, Elliot De Niro. Desde 1989 possui sua própria produtora, a TriBeCa Productions. Raramente dá entrevistas e é uma das celebridades com a vida privada mais fechada. No entanto é militante do partido democrata, tendo apoiado abertamente Bill Clinton, Al Gore e Barack Obama.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

EDUARDO tudo COUTINHO


Observando a obra do grande documentarista brasileiro Eduardo Coutinho, vê-se que a cada novo filme produzido, ele foi eliminando vários elementos: trilha sonora, cenários, imagens ilustrativas, "inserts", a segunda câmera que enquadrava a primeira e o que esta estava filmando etc.

Estas supreções paulatinas ao longo da trajetória do Coutinho buscavam o essencial, segundo seus critérios e conceitos. Para ele, os depoimentos pessoais-íntimos-verdadeiros dos seus personagens reais era o que lhe interessava; era o fundamental para os seus filmes. Ou ainda, cada vez mais o essencial para Coutinho era a PALAVRA, que aliás deve ser o título do documentário que ele deixou inacabado e que se encontra um processo de edição e montagem.

Se considerarmos que o essencial na narrativa de um filme é a imagem, pode-se dizer, em outras palavras, que a trajetória da obra do Coutinho caminhou para o não-cinema. E mais; nos seus últimos filmes, o silêncio passou a ser ainda mais valorizado, ou seja, a não-palavra, o não-áudio. Portanto, o final da sua trajetória fílmica caminha junto com sua vida, chegando a não-imagem e ao não-audio, ao não-cinema, ao NADA, que pode ser igualado à morte, a sua morte de fato, tragicamente ocorrida no último fevereiro.

Por outro lado, voltando à sua ideia inicial de eliminar as imagens ilustrativas, pelo motivo de limitar as muitas possibilidades imagéticas criativas dos espectadores, a partir dos depoimentos dos entrevistados, e retomando a ideia acima do não-cinema, na ausência - ou quase - de imagens, e com muitos silêncios, fica oferecido aos espectadores a imensa gama de possibilidades de imaginar, de criar qualquer coisa, ou TUDO. Desta maneira, concluindo, agora Eduardo Coutinho e sua obra são TUDO.

(texto escrito a partir de encontros com João Moreira Salles e Jordana Berg durante a Flip 2014)