terça-feira, 29 de julho de 2014

EIS AÍ A LAPA no Cineclube Paraty em Sessão Especial



Sessão Especial no domingo 20/07 às 19h na Casa da Cultura



EIS AÍ A LAPA
A história de um bairro boêmio e sua música



Texto:Cláudia Ferraz
Fotos: Marta Viana






Documentário sobre bairro-símbolo do Rio de Janeiro estreia com exibição pelo Cineclube Paraty, na Casa da Cultura.

Neste domingo, 20, às 19 horas, o Cineclube Paraty apresenta uma sessão especial na Casa da Cultura, com a exibição do documentário Eis aí a Lapa. Com 90 minutos de duração, o filme reúne historiadores, jornalistas, músicos, artistas, produtores e pessoais ligadas à cultura carioca, para falar desse bairro que tanto inspirou poetas e compositores através dos tempos.

“A Lapa, cheia de fatos e curiosidades musicais, foi ponto de encontro de intelectuais, jornalistas, músicos, artistas e boêmios de sorte no início do século 20, especialmente nas décadas de 20/30. Era chamada de a “Montmartre dos Trópicos”, tamanha a intensidade de sua vida noturna”, pontua Lefê Almeida, diretor musical do documentário que estará presente à sessão de domingo na Casa da Cultura de Paraty para um bate-papo com a plateia, ao lado do diretor Luis Guimarães e da cantora e produtora executiva Luciane Menezes.
Lefê conta como nasceu a ideia do documentário: “É a primeira experiência que tenho com cinema. A concepção do filme aconteceu na minha casa em Paraty, no ano de 2005, num papo com a cantora Luciane Menezes e Marcos André, da Associação Brasil Mestiço. A revitalização da Lapa completaria 10 anos em 2006 e a ideia era fazer uma grande comemoração. Naquele mesmo ano voltei a morar no Rio. A ideia tomou forma e partimos para fazer um documentário sobre o bairro. Chamei o Luis Guimarães, conhecido também como Mineiro, para dirigir e fazer a montagem e convidei o Nick Zarvos para fazer o roteiro. Formamos uma boa parceria, o trabalho começou e continua até hoje quase 20 anos depois do seu início.”
Carioca apaixonado pela Lapa e um dos responsáveis por sua revitalização, Lefê Almeida trabalhou com mais de uma centena de grandes talentos da história contemporânea da música popular carioca. É produtor musical de shows lendários de samba de raiz e foi ele um dos criadores do famoso Carioca da Gema, badalado bar de música ao vivo da Lapa pós ano 2000.
Mais sobre o filme
Eis aí a Lapa apresenta trinta músicas interpretadas por vários artistas e músicos que se apresentam na Lapa de hoje. Músicas que vão de Noel Rosa, Wilson Batista e Mário Lago a Aldir Blanc, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola entre outros.
Para a montagem do documentário foram buscadas imagens de arquivo de Mário Lago, um ilustre filho e frequentador do bairro, na sua época áurea nos anos de 1920/30. E de Paulo Moura, um grande músico brasileiro que tocou na Lapa em vários shows e nos contou boas histórias sobre ela.
Alguns artistas que participam: Cristina Buarque, Teresa Cristina, Luciane Menezes, Pedro Miranda, Alfredo Del Penho, Marcos Sacramento, Pedro Paulo Malta, Áurea Martins, Délcio Carvalho, Monarco, Nelson Sargento.

Ficha Técnica


Concepção e Direção musical - Lefê Almeida
Direção de Montagem - Luis Guimarães
Roteiro - Nick Zarvos
Produção Executiva - Luciane Menezes.






Apresentação de André Góes

Público presente a Sessão Especial na Casa da Cultura



André Góes e Claudia Ferraz

Claudia Ferraz, Lefê Almeida e Luis Guimarães



Os diretores Lefê Almeida e Luis Guimarães

Bate papo com a platéia

O idealizador e  diretor musical Lefê Almeida

o Diretor Lefê Almeida e
Cristina Maseda (Secretária da Cultura de Paraty)


Lefê Almeida, Luis Guimarães e Cristina Maseda com a equipe do
Cineclube Paraty - André Góes, Claudia Ferraz e Danilo Medeji