domingo, 6 de outubro de 2013

Outubro no Cineclube Paraty: homenagem aos 100 anos do poeta VINICIUS DE MORAES


PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO 2013
Local: Sala IPHAN (30 lugares)
Sobrado do IPHAN, Prç da Matriz, Centro Histórico de Paraty



100 anos de Vinicius de Moraes: filmes que abordam o tema música alinhavam a homenagem o que o Cineclube Paraty faz ao poeta Vinicius de Moraes em seu centenário de seu nascimento (19/10/1913)
O CINECLUBE + apresentação 30 minutos antes da sessão de cinema, com espaço aberto a diversas linguagens artíticas de talentos de Paraty.



dia 2


Homenagem a Vinicius de Moraes

Mary Lacerda lê Vinicius de Moraes


19h - Cineclube + O ator Richard Rebelo apresenta um trecho da Ilíada de Homero na tradução de Manoel Odorico Mendes - breve fala sobre literatura e teatro, argumento e recita.



19h30 filme "O MESTRE DA MÚSICA" (drama, dir. Gérard Corbiau, França, 1989, 1h35m, livre)
No início do século 20, famoso barítono abdica dos palcos e se dedica a formar grandes cantores. Ele prepara dois discípulos para um concurso organizado por um príncipe que o odiava.




dia 9



19h - Cineclube + apresenta o ator e clown Chico Forlenza, em ensaio aberto de seu novo espetáculo : um monólogo com textos de Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes e outros. São cenas curtas alinhavadas no roteiro pelo personagem do clown (palhaço), compartilhando com o público os sentimentos do artista antes de entrar em cena.


19h30- filme "LATCHO DROM" (documentário musical, dir. Tony Gatlif, França, 1993, 1h43m, livre)
Latcho Drom ("estrada segura" no dialeto cigano) assume a forma de viagem que, durante um ano acompanha diversos grupos nômades, desde a Índia até a Espanha, passando pela Turquia, Romênia, Hungria, República Tcheca, Alemanha e França, relembrando o massacre nazista que dizimou milhares de ciganos nos campos de concentração e finalmente denunciando e exorcizando os crimes e os preconceitos sofridos ao longo dos séculos. Por intermédio de rituais coletivos – que valem não pela codificação que instituem, mas sim por reunir pessoas a fim de compartilhar experiências individuais com a comunidade –, os quais se manifestam na música e na dança. Gatlif, com fé e alegria juvenis, acaba por celebrar a vida, que explode em cores, ritmos, movimentos e energia contagiantes.



dia 16
19h -Cineclube + apresenta Rhandal Oliveira e Jérôme Charlemagne. O dueto formato pelo guitarista paulista e pelo saxofonista francês apresentam 2 composições de Rhandal do álbum Suite de Paraty, 2 músicas do repertório instrumental brasileiro e 1 composição extra de Rhandal.

19h30-  filme "CABARET" (musical, dir. Bob Fosse, EUA, 1972, 2h8m, livre)
Na Berlim de 1933, cantora americana se transforma em atração no Kit Kat Club. Sua vida, carreira e amores se desenvolvem paralelamente à ascensão do nazismo. Vencedor de oito Oscars incluindo atriz, ator coadjuvante e diretor.

dia 23
19h - Cineclube + apresenta POMPILIO GIRAFA, com David Hernandez. Apresentação de teatro de rua, onde o ator conta, com pernas-de-pau, a história de um imigrante que é obrigado a deixar seu lugar de origem. A apresentação será na Praça da Matriz, em frente ao IPHAN.


19h30-  filme "VINÍCIUS" (documentário, dir. Miguel Faria Jr., Brasil, 2005, 2h5m, 14 anos)
A montagem de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores (Camila Morgado e Ricardo Blat) é o ponto de partida para reconstituição de sua tragetória. O documentário mostra a vida, a obra, a família, os amigos, os amores de Vinicius de Moraes, autor de centenas de poesias e letras de música. A essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as transformações do Rio de Janeiro através de raras imagens de arquivo, entrevistas e interpretações de muitos de seus clássicos.


dia 30
19h-Cineclube + .apresenta PALCO FUSÃO, com o tema "Mulheres". Galiléia Estrela (voz) e Luiz Felipe Figueira (violão) interpretam canções da MPB e convidam Claudia Ribeiro.

19h30 - filme "AMADEUS" (drama, dir. Milos Forman, EUA, 1984, 2h28m, 14 anos)
Após tentar se suicidar, Salieri confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


Fotos: Marta Viana

Apoio: