domingo, 14 de julho de 2013

CINECLUBE + APRESENTA FEDERICO VADEL DHARMA



      + CINECLUBE  PARATY É MAIS +         
Música ao vivo antes do filme: essa você não pode perder! 

Depois de uma festa de arromba, em comemoração aos 6 anos de atividades constantes na cidade, o CINECLUBE PARATY, que está em sua MELHOR FASE, vai enriquecer suas sessões com música,  dentro  do mês de JULHO!  Sim, um luxo: MÚSICA AO VIVO ANTES DA SESSÃO - numa versão contemporânea e bem personalizada para Paraty daquele costume tão charmoso do cinema de antigamente.
A boa nova, que certamente vai agradar aos mais velhos e conquistar a moçada, estreia com o músico uruguaio Federico,  violonista e intérprete de um repertório variado. Sempre às quartas-feiras, com início às 19h00, na Sala Iphan, (Sobrado do IPHAN - Casa do Patrimônio, na Praça da Matriz, Federico Vadel Dharma estará abrindo as sessões dos dias 10, 17 e 24 de julho.




Na última sessão do mês, dia 31, o “intróito” estará a cargo da dupla musical Dus e Tony.
Esta iniciativa abre espaço para a participação de artistas locais que, de acordo com critérios da curadoria do Cineclube, poderão entrar na lista desse PLUS cultural oferecido à cidade:CINECLUBE +.
Tudo a ver, não acha?
Anote, compareça e avise os amigos. O CINECLUBE
+ está sempre de olho vivo para exibir uma programação de qualidade, que associe entretenimento com inteligência, capaz de despertar boas reflexões e boas conversas na plateia.
 
Apoio cultural:
 
 
 
 
Texto: Cláudia Ferraz

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Programação de Cinema para o Mes de Julho/2013


CINECLUBE  PARATY

Programação de Cinema para julho 2013

 

Apresentamos neste mês de Junho uma novidade:
CINECLUBE +
atividade que propõe apresentações de música, leituras, literatura, teatro dentre outras manifestações "pockets ", com a duração de 30 minutos antes da sessão de cinema.
Esta iniciativa abre espaço para a participação de artistas locais que, de acordo com critérios da curadoria do Cineclube, poderão entrar na lista desse plus cultural oferecido à cidade.

Em cartaz das 19 as 19h30:

dias 10, 17 e 24/07: Federico Vadel Dharma 
 voz e violão, interpretando canções de Bob Dylan, Pink Flyoid e outros.

 
dia 31/07,
Dus e Tonny
voz e violão, interpretando clássicos do jazz, R&B, MPB, dentre outros estilos.

 

Programação de filmes para o Mês de Julho/2013




CIRCUITO OFF FLIP 2013
Tema : Podres Poderes
Dia 09 (3ª) CIRCUITO OFF FLIP 2013 * excepcionalmente, nesta terça-feira)

Filme: ARQUITETURA E A DESTRUIÇÃO (doc. Dir Peter Cohen, Alemanha, 1992, 2h, Livre)

 
O filme lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal.

O documentário “Arquitetura da Destruição” revela uma outra face do nazismo: aquela que colocava a arte como elemento determinante da grandeza de uma época, de um regime e de um povo, para fins políticos e decisões do Estado, como ponto principal para definir o destino do Homem. O líder desse movimento, Adolf Hitler, era um apaixonado por expressões artísticas, sua obsessão pela arte, pelo ideal de beleza, pela perfeição, era estampada nos corpos e nos desfiles militares, exemplificando a articulação entre o ideal estético nazista e a perseguição aos judeus, porém não obteve muito sucesso como produtor artístico sendo considerando assim um artista e não um governante, basicamente um pintor frustrado que sonha em ser arquiteto. Sendo um adorador de Richard Wagner, ele começou a traçar seus primeiros planos para o futuro da Alemanha, dentre eles o de transformar a cidade Linz em um centro cultural.

 

Tema: Podres Poderes

Dia 10 (4ª) – CIRCUITO OFF FLIP 2013

Filme: A Onda (drama, dir: Dennis Gansel, Alemanha, 2008, 1h47 min, 16 anos)

 
Baseado em uma história real o filme "A Onda" mostra como é possível a criação de doutrinas ideológicas em sala de aula, não só no passado, mas atualmente.

Adaptação do ensaio The Third Wave (A Terceira Onda), do professor de História Ron Jones, no qual relata sua experiência numa escola da Califórnia (EUA), em 1967, na tentativa de explicar na prática como Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha. Tudo acontece em uma semana de aula onde o professor e seus alunos criam o movimento A Onda, tudo a partir de normas de conduta, espírito coletivo, disciplina e a busca de um bem maior.

O filme mostra a vida pessoal de alguns alunos, deixando claro que dependendo da família e dos problemas que determinadas pessoas podem ter, são mais fáceis de serem manipuladas.

 


Dia 17 – TETRO (drama, dir. Francis Ford  Copolla, EUA/Argentina, 2009, 2h7m, 14 anos)

O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado.

 

Dia 24 – CARRINGTON – Dias de Paixão (drama, dir.Christopher Hampton, Reino Unido /  França/EUA , 1995,, 2h2min, 14 anos)

 
Em 1915, na Inglaterra, começa a nascer o amor de Dora Carrington (Emma Thompson), uma pintora conceituada, por Lytton Strachey (Jonathan Pryce), um escritor assumidamente gay e 15 anos mais velho. Este encontro cria um profunda afeição, que marcará suas vidas por 17 anos, mas enquanto ele namora rapazes ela se envolve com outros homens, mas sem nunca deixar de amá-lo. A trajetória de Carrington e a força deste amor criam o fio condutor da história.

 

Dia 31- Nélson Freire (doc. dir. João Moreira Salles, Brasil, 2003, 1h42m, livre)

A vida e obra de Nélson Freire, um dos principais pianistas brasileiros da atualidade, retratada através de 31 blocos temáticos que mostram um homem e sua música.


Apoio cultural


 

Cineclube Paraty no Circuito OFF FLIP 2013


Sala Iphan
(Iphan- Casa do Patrimônio - Praça da Matriz, T.24-3371-2180)
19h30 - Grátis


Terça-feira, dia 9/07/2013
 
Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen, 1989, mostra que o
nazismo se desenvolveu de uma política cultural onde a idéia de perfeição na
arte levou à idéia de pureza da raça ariana e à guerra sem limites contra a
arte moderna até a mistura dos alemães com outros povos, principalmente o
judeu, tomado como bode expiatório da crise política e econômica alemã.
Grátis.

Quarta-feira, dia 10/07/2013
 
A Onda, de Dennis Gansel, 2008, mostra que o fascismo não ficou
no passado, mas vive adormecido em toda sociedade e pode despertar dentro de
nós, alimentado pelo culto ao poder e à obediência, a partir de uma
autoridade auto-conferida por pessoas ou grupos de força, ao invés de
delegada pela livre participação e pela representatividade democrática.
Grátis.