terça-feira, 30 de abril de 2013

Sala IPHAN – Casa do Patrimônio


(Sobrado do IPHAN, Prç da Matriz, centro histórico de Paraty) - 25 lugares
Todas as quartas-feiras, 19h30 - Entrada franca
 





Dia 01/05


COCO ANTES DE CHANEL (Coco avant Chanel - FR, 2009, 1h 45min, Dir: Anne Fontaine, com Audrey Tautou, Marie Gillain, Benoît Poelvoorde e outros)

Quando criança Gabrielle (Audrey Tautou) é deixada, junto com a irmã Adrienne (Marie Gillain), em um orfanato. Ao crescer ela divide seu tempo como cantora de cabaré e costureira, fazendo bainha nos fundos da alfaiataria de uma pequena cidade. Até que ela recebe o apoio de Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), que passa a ser seu protetor. Recusando-se a ser a esposa de alguém, até mesmo de seu amado Arthur Capel (Alessandro Nivola), ela revoluciona a moda ao passar a se vestir costumeiramente com as roupas de homem, abolindo os espartilhos e adereços exagerados típicos da época.



Dia 08/05

NOIVAS (Nyfes- Grécia, 2004, 128 min.; Dir.Pantelis Voulgaris, com Damian Lewis, Victoria Haralabidou, Andréa Ferréol e outros.)

O filme foca a história de uma das 700 noivas por correspondência que se encontram a bordo do navio SS King Alexander em setembro de 1922. Ela está a caminho para conhecer seu marido e se apaixona por um fotógrafo norte-americano que, por sua vez, está na embarcação para retornar ao lar, onde mantém um casamento fracassado.



Dia 15/05


DE PROFUNDIS (Fron The Sea, Portugal/Espanha 2007; Animação, 80 min, dir Miguelanxo Prado)

Do gênio das histórias em quadrinhos Miguelanxo Prado, uma belíssima animação que levou 4 anos para ser realizada - foram mais de 10 mil quadros pintados a mão por Prado e posteriormente animados. Durante navegação, um pescador afunda no oceano e, junto de sereias e seres marinhos, nada em direção da música distante de uma linda mulher.




Dia 22/05

Only The Strong Servive (Documentário, USA, 2002, 95 min, dir. Chris Hegedus e D.A. Pennebaker)

Dos diretores indicados ao Oscar D.A. Pennebaker e Chris Hegedus, Only The Strong Survive compõe as histórias de dez dos maiores cantores de soul de todos os tempos, nas décadas de 60 e 70. Com participação de novas vozes, o filme é um tributo musical à origem da música soul e às suas estrelas.



Dia 29/05

E aí comeu? (Brasil, 2012, dir. Felipe Joffily, com Marcos Palmenria, Bruno Mazzeo,Emílio Orciollo Neto, Seu Jorge, Tainá Müller e outros)

Recém separado, Fernando (Bruno Mazzeo) não se conforma com o fracasso de seu casamento com Vitória (Tainá Muller), enquanto seu amigo Honório (Marcos Palmeira), um jornalista machão casado com Leila (Dira Paes), não para de desconfiar que a esposa está traindo ele. Também amigo da dupla, Afonsinho (Emilio Orciollo Netto) sonha em ser um escritor de sucesso, tira onda de intelectual e se relaciona com prostitutas. Juntos, eles vão debater e descobrir qual é o papel deles nesse mundo povoado por mulheres, sejam elas interesses amorosos ou não.


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Programação de Abril/2013

Programação de Abril/2013
 Casa do Patrimônio (Prç da Matriz, Centro Histórico de Paraty)
 Sala IPHAN – 19h30, com entrada franca



 
 
 

 Dia 3 - Sessão "FORA FELICIANO", com o filme ELVIS &MADONA
(Brasil, drama, dir. Marcelo Lafff...itte, 2011, 1h45m, 14 anos)


Elvis sonha em ser fotógrafa, mas a necessidade de sustento faz com que aceite o emprego de entregadora de pizza. Madona é uma travesti que trabalha como cabeleireira. Ela sonha em produzir um show de teatro de revista. Logo após conhecer Elvis, que é homossexual, elas se tornam grandes amigas. Mas, pouco a pouco, desperta neles um sentimento mais forte que a mera amizade.

 Dia 10 - O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
  (Reino Unido, comédia dramática, dir. John Madden, 2012, 2h4m, livre)


Os aposentados Muriel, Douglas, Evelyn, Graham e mais três amigos decidem curtir a aposentadoria em lugar diferente e o destino é a Índia. Encantados com o exotismo do local e com imagens do recém restaurado Hotel Marigold, a trupe parte para lá sem pestanejar e são recebidos pelo jovem sonhador Sonny. O único detalhe é que nada era muito bem como parecia ser, mas as experiências que eles irão viver mudarão para sempre o futuro de todos.

Dia 17 - ARGO
(EUA, drama, dir. Ben Affleck, 2012, 2h, livre - Melhor Filme Oscar 2013)



1979. O Irã está em ebulição com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos EUA, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez, um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação.


Dia 24 - Mostra Melhores Vídeos do Festival do Minuto 2012
(vários países, 50 min, livre - sessões 19h30 e 20h30)


O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991, e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina. A partir do evento brasileiro, surgiram Festivais do Minuto em mais de 50 países, cada um com dinâmica e formato próprios. A iniciativa reúne vídeos de até 60 segundos de duração, produzidos por realizadores profissionais e amadores de vários lugares do mundo.Ver mais