terça-feira, 30 de outubro de 2012

Programação de Cinema na Sala IPHAN-Cine + Cultura


 SALA IPHAN

4as, as 19h00

Casa do Patrimônio - Sobrado do IPHAN
Pç da Matriz, Centro Histórico/Paraty






dia 07 - OLGA (Drama biográfico, dir. Jayme Monjardim, Brasil, 2004, 141 min, 12 anos)

Olga Benário é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück



dia 14 - REDENTOR (Drama, dir. Claudio Torres, Brasil, 2004, 110 min, 14 anos)

Na década de 70, no Rio de Janeiro, o bairro da Barra da Tijuca era uma espécie de terra prometida da cidade. Uma das várias construções no local era o Condomínio Paraíso, um luxuoso edifício que seria construído pela empreiteira do Dr. Sabóia. Célio, ainda criança, fica impressionado com a maquete do empreendimento, mostrada por seu amigo Otávio, filho do Dr. Sabóia. Com a empolgação do filho, seus pais decidem por comprar um apartamento no Condomínio Paraíso, o de número 808. Entretanto, apesar de terem pago todas as prestações durante anos, a família de Célio jamais chegou a ocupar o novo apartamento. Isto porque o Dr. Sabóia, após vender os mesmos apartamentos várias vezes, decretou falência e deixou a obra incompleta. Quinze anos depois, os operários que trabalharam na construção do edifício e que criaram uma favela ao seu lado, decidem por tomar posse dos apartamentos e organizam uma invasão pacífica.



dia 21 - 400 CONTRA 1 (Drama, dir. Caco Souza, Brasil, 2010, 98 min, 16 anos)

Anos 70, presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos. William é um dos líderes deste grupo, que fundou o Comando Vermelho. A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos.



dia 28 - VERÔNICA (Drama, dir. Mauricio Farias, Brasil, 2008, 90 min, 16 anos)

Verônica é uma professora da rede municipal do Rio de Janeiro. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após trabalhar na função por 20 anos, ela está esgotada e sem paciência. Um dia, ao sair do colégio em que trabalha, ela nota que ninguém veio buscar Leandro, de 8 anos. Verônica decide levá-lo até sua casa, na favela, mas ao chegar descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e agora estão atrás dele. Ela decide levá-lo consigo, buscando ajuda para escondê-lo.

Programação de Cinema para a Casa da Cultura de Paraty


PROGRAMAÇÃO DO CINECLUBE PARATY 
PARA A
CASA DA CULTURA
4as, 19h30
Entrada Franca

Rua Dna. Geralda, Centro Histórico de Paraty
(Auditório, 120 lugares)







Dia 06 - CINEZONA

Exibição dos curtas realizados pelos alunos da FlipZona ao longo de 2012 e animações do projeto Travessias da UFRJ, seguido de debate com os jovens produtores.



Dia 13 - FADOS (Doc. musical, dir. Carlos Saura, Espanha/Portugal, 2007, 90 min, livre)

Uma apresentação do gênero musical mais emblemático da alma portuguesa, o fado, através de canções e imagens da cidade de Lisboa.



Dia 20 - O CAÇADOR DE PIPAS (The Kite Runner) (Drama, dir. Marc Forster, EUA, 2007, 128 min, 14 anos)

Quando garotos, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis até que um infeliz evento os separa. Anos depois, Amir vai abalar uma perigosa missão para corrigir os erros do passado - e se redimir de maneira que jamais imaginou - demonstrando o máximo em coragem e devoção a seu amigo.

Dia 27 - GRANDES ESPERANÇAS (Great Expectations)

(Drama, dir. Alfonso Cuarón, EUA, 1998, 111 min, 16 anos)

Modernização do clássico de Charles Dickens sobre o órfão Bell, seu amor pela bela e fria Estella, criada por uma senhora cruel que busca vingança contra os homens por ter sido abandonada à beira do altar, e o misterioso benfeitor que muda o destino do rapaz.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Programação do mês de Outubro/2012

A programação de cinema para o mês de outubro tem um diferencial importante: uma nova parceria se estabelece a partir de agora, com o SESC, por meio da Unidade do SESC-São Carlos(SP) para os dois locais de exibição de cinema em Paraty: Casa da Cultura e Iphan-Casa do Patrimônio.



Casa da Cultura de Paraty
as terças, 19 horas com entrada franca
(auditório com 130 lugares)


dia 02 - CAPOTE
(Drama, dir. Benett Miller, EUA/Canadá, 2005, 98 min,16 anos)

Em novembro de 1959, Truman Capote lê um artigo no jornal New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. O assunto chama a atenção de Capote, que estava em ascensão nos Estados Unidos. Capote acredita ser esta a oportunidade perfeita de provar sua teoria de que, nas mãos do escritor certo, histórias de não-ficção podem ser tão emocionantes quanto as de ficção.


dia 09 - O BANHEIRO DO PAPA (El Baño del Papa)
(Drama, dir. Cesar Charlone e Enrique Fernandez, Uruguai e outros, 2007, 98 min, 10 anos)

Em 1998 o Papa João Paulo II visitará a cidade de Melo, no Uruguai. Calcula-se que 50.000 pessoas virão para ver o Papa. Os habitantes mais humildes acreditam que, se venderem comida e bebida a esta multidão, poderão ficar ricos. A não ser Beto,que decide construir um banheiro em frente a sua casa.


dia 16 - O DECLÍNIO DO IMPÉRIO AMERICANO (The Decline of the American Empire)
(Comédia dramática, dir. Denys Arcand, Canadá, 1986, 97 min, 12 anos)

Enquanto preparam um jantar no campo, às margens de um lago canadense, quatro homens conversam entre si sobre assuntos diversos. Ao mesmo tempo, em uma academia de ginástica na cidade, quatro mulheres conversam sobre os problemas de relacionamento entre homens e mulheres.


dia 23 - A FITA BRANCA (Das Weiße Band - Eine deutsche Kindergeschichte)
(Drama, dir. Michael Haneke, Alemanha e outros, 2009, 145 min, 16 anos)

1913. Em um vilarejo no norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral,dirigido por um professor primário. O estranho acidente com o médico cujo cavalo tropeça em um arame afiado faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral.


dia 30 - POR QUE CHORAM OS HOMENS (The Man Who Cried)
(Drama, dir.Sally Potter, França/Reino Unido,2000, 97 min, 14 anos)

Na Paris ocupada em plena Segunda Guerra Mundial, uma jovem adentra o mundo do teatro e dos ciganos após conhecer um famoso cantor de ópera.


IPHAN - Casa do Patrimônio

Sala IPHAN
as 4as., 19 horas com entrada franca
(30 lugares)





dia 03 - ÓPERA DO MALANDRO
(Comédia musical, dir. Ruy Guerra, Brasil, 1985, 105 min, 12 anos)

Anos 1940, Rio de Janeiro. Max é um malandro elegante, que é também uma popular figura do boêmio bairro da Lapa. Ele explora uma cantora de cabaré e vive de pequenos trambiques. Até que surge Ludmila, a filha do dono do cabaré, que pretende tirar proveito da 2ª Guerra Mundial fazendo contrabando.


dia 10 -VILLA-LOBOS - UMA VIDA DE PAIXÃO
(Biografia/Drama histórico, dir. Zelito Viana, Brasil, 2000,127 min, 14 anos)

Esta cine biografia de Heitor Villa-Lobos começa com o compositor já idoso, saindo para um concerto de gala no Teatro Municipal, onde seria homenageado. É a última vez que o maestro sai de casa com vida. Seu olhar é febril e atento e a partir desta cena e de outras do mesmo concerto vão surgindo lembranças de sua vida.


dia 17 - O QUE É ISSO, COMPANHEIRO ?
(Drama, dir. Bruno Barreto, Brasil/EUA, 1997, 110 min, 14 anos)

Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o filme conta a história do sequestro do embaixador estadunidense Charles Elbrick por um grupo de jovens militantes de esquerda em 1969 - um dos fatos de maior impacto político da história recente do Brasil.


dia 24 - TERRA EM TRANSE 
(Drama, dir. Glauber Rocha, Brasil, 1967, 115 min, 14 anos)

O senador Porfírio Diaz detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Porém existem diversos homens que querem este poder, que resolvem enfrentá-lo.


dia 31 - O QUATRILHO 
(Comédia dramática, dir. Fabio Barreto,Brasil, 1995, 120 min, 12 anos)

Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa de um se interesse pelo marido da outra,sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.





 apoio cultural