quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ENCONTRO COM O CANDIDATO CASÉ



ENCONTRO COM O CANDIDATO CASÉ, 

A CONVITE DO CINECLUBE PARATY* 






Atendendo ao convite do CINECLUBE PARATY, o candidato Casé esteve ontem, 27 de agosto, no Restaurante Flor do Rio, para uma conversa com paratienses e moradores da cidade particularmente interessados em conhecer suas propostas políticas para a área da Cultura, em especial nas atividades audiovisuais.
O espaço lotou. Havia cerca de 50 pessoas, entre elas cineclubistas, artistas e intelectuais, todos muito abertos à exposição das propostas de governo do candidato e disponíveis para o exercício democrático do debate a menos de 40 dias das eleições de 7 de outubro.
O próprio candidato Casé confessou seu entusiasmo pelo encontro, mostrando-se à vontade e sendo pontual, tendo inclusive chegado ao local 30 minutos antes do horário marcado.



Após as palavras de abertura e boas-vindas, o diretor-geral do Cineclube Paraty, Lauro Monteiro, convidou a plateia a assistir ao vídeo de 8 minutos Cinema Itinerante no Brasil, cujo conteúdo pôde documentar de forma sensível e atraente o papel cultural e social que o Cineclube vem desempenhando na cidade e seus arredores desde que foi criado, em 2007. Na sequência, o ex-diretor André Góes, criador do Cineclube Paraty, apresentou em power point, por cerca de dez minutos, as principais atividades ao longo dos cinco anos da trajetória do CCP – sem dúvida um balanço de grande valia para todos os presentes, em especial para o candidato Casé, que teve a oportunidade de conhecer mais de perto seus objetivos, que vão além da mera exibição de filmes, para ser cada vez mais um espaço de ideias, com vistas ao fazer-cultural com foco no fomento do audiovisual, na formação de plateia e na inclusão social por meio da itinerância, visando principalmente agregar crianças e adolescentes fora do circuito do Centro Histórico de Paraty.




Terminada a apresentação sobre o CCP, o candidato Casé tomou a palavra e passou a destacar suas principais propostas de governo. Ressaltou as deficiências mais drásticas e as necessidades mais urgentes nas áreas da Saúde, Educação e Segurança para atender à população do município de Paraty, e não descartou a importância da Cultura do rol de suas prioridades. 

Casé mostrou-se aberto ao diálogo e ao intercâmbio de experiências, destacou sua empatia pessoal pelo resgate das tradições autênticas da cultura paratiense e mostrou interesse em garantir à cidade um espaço de excelência capaz de funcionar como cine-teatro, com vistas ao desenvolvimento de montagens locais e com apoio às exibições audiovisuais em geral.  Respondeu com desenvoltura e sem pressa a todas as perguntas dos presentes e alcançou um dos pontos altos do encontro ao afirmar que, se eleito, trará de volta a Paraty a TV Eco e a rádio comunitária.










Equipe do Cineclube Paraty


Silvia Miguez, nossa nova sócia benemérita,
recebe  camiseta do Cineclube Paraty




*No dia 1º. de agosto último, o Cineclube Paraty, acreditando na importância do exercício democrático e participativo de exposição de ideias, entregou pessoalmente às assessorias dos dois candidatos à Prefeitura de Paraty, Casé e Valdecir, uma carta-convite para que ambos pudessem apresentar, em separado, seus projetos de governo na área da Cultura. Até a presente data, 28 de agosto, o candidato Valdecir não se manifestou em relação ao agendamento de seu encontro. Temos ainda duas segundas-feiras disponíveis até o dia 10 de setembro, quando se encerra o prazo desse convite do CCP.



Fotos: Bil, Lauro Monteiro e Danilo Medeji 

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

´PROGRAMAÇÃO DE CINEMA NACIONAL EM PARATY

SALA IPHAN
Dentro do programa do MINC, Cine + Cultura, acontem exibições de filmes nacionais,
em parceria com o IPHAN-Costa Verde, em Paraty, em uma sala situada no primeiro pavimento
do sobrado ocupado pela instituição, na Praça da Matriz.





Dia 8 – DO LUTO À LUTA (Documentário,dir. Evaldo Mocarzel, Brasil, 2005, 1h15m, livre)

Focaliza as deficiências, mas também as potencialidades da Síndrome de Down, problema genético que atinge cerca de 8 mil bebês a cada ano no Brasil. A Síndrome deDown é sem dúvida um problema, mas as soluções são bem mais simples do que seimagina, principalmente quando deixamos de lado os preconceitos e estigmassociais.


Dia 15 – O MAIOR AMOR DO MUNDO (Drama,dir. Cacá Diegues, Brasil, 2006, 1h50m, 16 anos)

Um astrofísico bem sucedido e solitário volta para o Brasil depois de anos morandofora para receber uma homenagem e aproveita para tentar descobrir mais sobre opassado dos pais. Nesse meio tempo, ele acaba se apaixonando por uma moradorado subúrbio carioca.


Dia 22 – 2 FILHOSDE FRANCISCO (Drama,dir. Breno Silveira, Brasil, 2005, 1h59m, livre)

Incentivados pelo pai Francisco, lavrador do interior de Goiás cujo sonho aparentementeimpossível é transformar dois de seus nove filhos numa famosa dupla sertaneja, Mirosmar aprendeu acordeão e Emival, violão. Para ajudar nas despesas, os meninos tocam na rodoviária, onde conhecem um empresário que consegue fazerdeles um sucesso no interior do Brasil até um acidente interromper a carreirada dupla. Anos mais tarde, Mirosmar volta a cantar, vira Zezé Di Camargo, mas afama só chega quando se junta ao irmão Welson (Luciano), o parceiro perfeitopara concretizar a profecia de seu pai.


Dia 29 –GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL (Documentário, dir. SilvioTendler, Brasil, 2003, 1h20m, livre)
A vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou ocinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens doenterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e idéias explodem na tela num filme-tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.


PROGRAMAÇÃO DE CINEMA DE PARATY

AGOSTO

Casa da Cultura de Paraty (Rua Dna Geralda, no Centro Histórico) 
A melhor seleção de filmes internacionais, sempre as terças-feiras, as 19h30, 
com entrada franca





 Dia 7 - SICKO - S.O.S. SAÚDE (Documentário, dir. Michael Moore, EUA, 2007, 1h53m, livre)

Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de paísescom sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

Dia 14 – UM SONHO DE AMOR (Drama, dir. Luca Guadagnino, Itália,2009, 2h, 12 anos)

Há mais de duas décadas, Emma deixou a Rússia atrás de Tancredi Recchi, que a pediu em casamento. Fazendo parte de uma poderosa família de Milão ela se torna mãe de três filhos. Mas Emma, embora não seja infeliz, sente-se perdida na sua vida. Até que um dia um talentoso chef de cozinha, amigo e sócio de seu filho, desperta desejos em Emma. 

Dia 21 – A VINGANÇA DE MANON (Drama, dir. Claude Berri,Itália/França/Suiça, 1986, 1h43m, 12 anos)

A filha de Jean Florette, Manon, cresceu e se tornou uma bela camponesa. Ela decide se vingar do ganancioso Ugolin e de seu tio, responsáveis pela morte de Jean. No entanto, Ugolin acaba se apaixonando por Manon, sem saber de seus planos de vingança.

DIA 28 - 12 HOMENS E UMA SENTENÇA (Drama, dir. Sidney Lumet, EUA, 1957,1h46m, 10 anos)

Doze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisarnovamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas asdificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mastambém a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de iremembora logo para suas casas.