domingo, 27 de março de 2011

Uma homenagem aThomaz Farkas

"A Deus" Thomaz Farkas

*por André Góes


Há 4 anos o Cineclube Paraty iniciava suas atividades com uma Sessão de Estréia especial. No programa estavam quatro documentários de curta e média metragens produzidos pelo húngaro de nascimento, e brasileiro de alma e de olhar, Thomaz Farkas. Três destes compoem a Caravana Farkas : Visão de Juazeiro, Nossa Escola de Samba e Todomundo.

Para compensar a ausência do convidado de honra para esta sessão inaugural do CP, cancelada em cima da hora por problemas familiares, Thomaz nos presentou liberando para exibição uma cópia exclusivíssima em DVD do "recente" Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba. Explico as aspas : em 1954, durante as comemorações do aniversário do quarto centenário da cidade de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, Farkas filmou com uma câmera 16 mm, sem som, um show do Pixinguinha. Este filme ficou perdido por mais de 50 anos. Encontrado recentemente, junto com Ricardo Dias, eles ampliaram para 35 mm e colocaram som. O doc-curta de 10 minutos ficou pronto em 2006, foi exibido e premiado em alguns festivais. O incentivo e o apoio deste grande fotógrafo, produtor e diretor de cinema, que tive o prazer e a honra de conviver um pouco, aconteceu desde antes desta sessão de estréia. Além do presente acima citado, Thomaz também disponibilizou para o nosso cineclube todo o acervo do seu trabalho em cinema : muitas fitas VHS, cópias feitas a partir de suas produções originalmente em película. Como fotógrafo que também sou, ficou registrada na minha mente, a bela imagem daquela fileira de fitas - mais de 30 - cuidadosamente identificadas e dispostas em um dos quartos do andar superior, bem ventilada e banhada por uma poética luz entrando pelas janelas, da casa de sua família no centro histórico de Paraty.

Apaixonado pelo Brasil, especialmente por Paraty, o que sempre interessou a Thomaz Farkas foi documentar em imagens (foto e cine) um Brasil, ou melhor, os vários brasis desconhecidos da grande maioria dos brasileiros. Isto ainda tem sua veracidade atualmente, mas imaginem numa época em que a TV estava chegando ao país; começo da ditadura militar, do Cinema Novo, de Glauber Rocha, quando a produção de documentários ainda era bastante excassa no Brasil

Empresário e então proprietário da Fotóptica, Thomaz bancou entre 1964 a 1980 um empreendimento muito original. Produziu uma série de 40 filmes documentários que são conhecidos com Caravana Farkas. Ele reuniu um grupo de jovens, porém muito competentes cineastas, entre eles Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Paulo Rufino, Paulo Giil Soares, Sérgio Muniz, Guido Araujo, Euardo Escorel e Vladimir Herzog, em diferentes épocas e grupos eles partiam de São Paulo, em jipe e caminhonete, para todas as regiões do Brasil, com o impressionante objetivo de revelar quem somos, afinal. Mas, os filmes não são simplesmente registros frios da realidade; eram documentários porém com interpretação, com olhar crítico.

Em 2004, Farkas passou para o outro lado das câmeras. Foi tema de um documentário (não podia deixar de ser !) realizado por Walter Lima Junior. Agora, na última sexta-feira, 25 de março, Thomaz Farkas passou para o outro lado da vida. Descanse (ou festeje !?) em paz.
Elizabeth Taylor e Romy Schneider já estão por lá.



* André Góes é cinéfilo e diretor-geral do Cineclube Paraty



Foto: Lauro Monteiro
 

sábado, 26 de março de 2011

Cinema PÉ DA SERRA no Espaço Colibri//Cine + Cultura


Cinema Pé Da Serra:  em Paraty, o cinema ganha  mais uma sala ,no Bairro da Ponte Branca - o Espaço Cultural Colibri - numa parceria com o CineCLube Paraty, Instituro Colibri, Cine + Cultura ( MINC-Gov. Federal), Quinta do Tié e Associçaõ de Amigos e Moradores da Ponte Branca

Sala de Cinema no Espaço Cultural Colibri


Escolas de Paraty vão ao cinema

por André Góes
Se é verdade que a vida tem seus altos e baixos e se acreditamos que bons plantios resultam em colheita de bons frutos, a última quarta-feira (23/03) foi um dia especial para o Cineclube Paraty : estivemos no Pico do Cairuçu - um dos pontos mais alto do município - e colhemos o mais puro, saboroso e saudável néctar de uma... Pensem na fruta mais gostosa e típica da região. Pois esta é a fruta que colhemos lá no alto.

Trazendo para o real, quero dizer que os projetos do CP começam a atingir as metas almejadas. Sempre tivemos a preocupação em formar novas platéias que possam ter acesso ao melhor do cinema, não só como lazer mas também e, em alguns casos principalmente, como poderoso instrumento pedagógico.

Mais objetivamente : alunos das escolas Ethos e do Pantanal lotaram as duas novas salas de exibição de filmes na cidade. SALA IPHAN no Centro Histórico e ESPAÇO CULTURAL COLIBRI na Ponte Branca (projeto Pé da Serra) são os dois pontos com capacidade para 30 pessoas, cada um deles, onde o Cineclube Paraty e o Instituto Colibri, respectivamente e em parceria, realizarão sessões de cinema semanalmente, graças ao fato de termos sido contemplados pelo edital Cine Mais Cultura. Alunos do ensino médio assistiram a "O Pagador de Promessas", um clássico do cinema nacional e único brasileiro vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes até hoje. Os menores, do ensino fundamental, curtiram a brasileiríssima animação adaptada dos gibis para a telona : "Cine Gibi - A Turma da Mônica".

Parabeniso aqui a equipe do CP por estas conquistas e deixo um recado para todos os professores das escolas da nossa cidade : continuem contando conosco. Vocês podem sugerir filmes, por exemplo aqueles cujos temas se relacionam com as suas aulas. E, para facilitar o nosso (de vocês e do CP) planejamento, vocês podem agendar a ida de seus alunos às sessões ligando para nós ou enviando 'e-mail'. Além dos locais citados acima, há outras duas opções : sessões noturnas para jovens e adultos e diurnas para as crianças do ensino fundamental, ambas na Casa da Cultura.

Todo este trabalho está sendo viável devido às fundamentais parcerias com : Governo Federal, Casa da Cultura de Paraty, IPHAN (Escritório Costa Verde), IHAP, Wizard, Plural, Quinta do Tiê e Associação de Moradores e Amigos da Ponte Branca,

André Góes é diretor geral do Cineclube Paraty


Confira as fotos que documentam a sessão de estreia do Espaço Cultural Colibri


 PRÉ-PRODUÇÃO








Equipe do Cinelcube Paraty e Instituto Colibri



A ESCOLA VAI AO CINEMA

Chegada








Fila Organizada







O Filme












Pipoca






Serviço:

Programação : www.cineclubeparaty.org.br



escreva para nós e enviaremos a programação mensal por
e-mail- cineclubeparaty@cineclubeparaty.org.br)


números de telefones para agendar turmas das escolas :


Casa da Cultura - 3371.2325 ou com André (24) 99575476
Sala IPHAN - (24)3371.4286 ou com Beth (24) 3371.4296


Instituto Colibri - (24) 3371.4105, falar com Mary








Fotos: Lauro Monteiro

terça-feira, 1 de março de 2011

Cineclube presenteia Paraty, nos seus 344 anos, com o Cine + Cultura


Paraty, com seus 344 anos, uma cidade que há mais de 40 anos sem sala de cinema, ganha mais dois pontos de exibição de cinema, por meio do edital do MINC - Cine + Cultura e com o trabalho que  a ONG Cineclube Paraty vem desenvolvendo na cidade ha pouco mais de 4 anos,
Com o Instituto Colibri e parcerias do IPHAN, Casa da Cultura, dentre outros apoiadores, o cinema já é uma realidade na cidade.


A noite do dia 22 de março, na Casa da Cultura de Paraty, tornou-se muito especial para o Cineclube Paraty, comemorando e dando vários presentes á cidade de Paraty nos seus 344  anos: a exibição do filme Gabriela, todo filmado no Centro Histórico nos anos 82/83 e a entrega dos projetos do Cine + Cultura : a Sala Iphan, no Centro Histórico(inaugurada no dia seguinte) e o Espaço Cultural Colibri, na Quitna do Tié, no Bairro  na Ponte Branca a ser inaugurado dia  17 de março.


A atividade contou com importantes presenças da cultura, como Rodrigo Bouillet - Diretor da Rede do Projeto Cine + Cultura/Minc, Cyntia Terrisse - Chefe do Escritório do IPHAN - Costa Verde, Dalva Lacerda - Secretária Adjunta de Turismo de Paraty,  e Diuner Mello - Presidente da Casa da Cultura de Paraty.
Para Rodrigo Bouillet, " o Cineclube Paraty é uma referência dentro do movimento cineclubista  no Estado do Rio de Janeiro."


 
 O PÚBLICO PRESENTE



Em sua apresentação, o diretor geral do Cineclube Paraty, André Góes, mostrou ao público os vários projetos que o cineclube atua na cidade, apresentou os novos pontos de exibição de cinema, agradeceu as parcerias e utilizou o logotipo do projeto Cinema Pé na Estrada para concluir seu pensamento sobre a questão do cineclube, quanto a participação do público, como um combustivel importante para a exibição de filmes.







Cine + Cultura: o que é?

Com a concentração de salas comerciais de cinema em apenas 8% do território nacional e a quantidade muito reduzida de obras audiovisuais brasileiras na TV, a maioria dos filmes produzidos no país permanecem inéditos para grande parte de sua população.




Norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, o Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura, promove a ação Cine Mais Cultura. Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.


Os editais têm como foco pessoas jurídicas sem fins lucrativos e, conforme seus objetos, visam contemplar entidades tais como,isntituições, associações de moradores ou até mesmo escolas e universidades da rede pública bem como prefeituras, sempre com o objetivo de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual de seu país.


Além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.


A FESTA

Após a exibição do filme Gabriela, o público foi convidado a degustar a cachaça Gabriela

Cachaça Gabriela, produzida em Paraty, no Engenho D´Ouro,
localizado na Paraty-Cunha/Caminho do Ouro.


Tereza Mascaranhas, uma das atrizes
do filme Gabriela e André Góes


A jornalista e curadora do
 Cineclube Paraty, Cláudia Ferraz


Rodrigo Bouillet, do Cine + Cultura













Parceiros do Cineclube Paraty

IPHAN 
Govêrno Federeral
Cine + Cultura/SAv/MINC

Escritório Costa Verde

Casa da Cultura de Paraty

IHAP
Instituto Histórico e Artistico de Paraty

Instituto Colibri
 
AMAP
Associação dos Moradores e Amigos da Ponte Branca/Paraty

Quinta do Tié

Plural

Wizard





Fotos: Lauro Monteiro