segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

PARATY: 4 PONTOS DE EXIBIÇÃO DE CINEMA NA CIDADE

Com os Editais do Cine + Cultura, Paraty ganha mais pontos de exibição de cinema de qualidade, por meio do Cineclube Paraty, que atua ha mais de 4 anos na cidade, levando exibições gratuitas por vários bairros e comunidades da cidade.
Sala Iphan Centro Histórico
Espaço Cultural Colibri - Bairro da Pte.Branca
Casa da Cultura de Paraty - Centro Histórico
Cineclubinho - Casa da Cultura - Centro Histórico



Sala IPHAN

Mais um espaço para se assistir filmes de qualidade gratuitamente em Paraty/RJ. É o que vai acontecer a partir desta semana no sobrado do IPHAN, no Centro Histórico, com a “Sala IPHAN de Cinema” - ação do programa Cine Mais Cultura em parceria entre o Cineclube Paraty e o Escritório Técnico Costa Verde.

O Cine Mais Cultura é uma ação do Ministério da Cultura que busca integrar o público com a produção audiovisual brasileira, disponibilizando equipamentos para projeção e DVDs de obras nacionais do catálogo da Programadora Brasil e promovendo oficinas de capacitação cineclubista. O foco é, prioritariamente, periferias de grandes centros urbanos e municípios, de acordo com os indicadores utilizados pelo Programa Territórios da Cidadania.

Atuante há quatro anos, o Cineclube Paraty foi um dos selecionados pelo último edital do programa no estado do Rio de Janeiro. Juntamente com outras 22 entidades vencedoras, participou de uma semana de capacitação em novembro de 2010, com oficinas sobre história do cinema, programação, operação dos equipamentos e economia, dentre outros aspectos da produção e exibição audiovisual.



Escritório do Iphan ocupa sobrado na Praça da
Matriz, no centro Histórico de Paraty

 Como parte de sua estratégia para disseminar o audiovisual brasileiro, o Cineclube encontrou como um parceiro natural o Escritório do IPHAN na cidade - que buscava justamente implementar salas de cinema como uma das ações do projeto “Casa do Patrimônio”, de sociabilização dos espaços institucionais como pólos de cultura nos municípios.

Além do sobrado do IPHAN, o Cine Mais Cultura também terá exibições na Casa da Cultura, também no Centro Histórico, e no Espaço Cultural do Instituto Colibri, na Quinta do Tié, no bairro Ponte Branca.

Cyntia Tarrisse e André Góes




De acordo com André Góes, do Cineclube, o foco da ação é, além do público circulante pelo Centro Histórico, os alunos das escolas públicas municipais, numa programação relacionada ao currículo didático. E o desafio continua sendo a resistência ao cinema nacional - ainda forte, apesar de haver diminuído nos últimos anos, diz ele.




   Para Cynthia Tarrisse, chefe do Escritório Costa Verde, a “Sala IPHAN de Cinema” vem num ótimo momento, em que o IPHAN busca abrir suas portas para as comunidades – “já tivemos boas experiências neste sentido, com os quilombolas, caiçaras e guaranis durante a última Festa Literária Internacional de Paraty/FLIP, e esta ação nos estimula a seguir adiante”.
A Sala IPHAN poderá contemplar até 30 pessoas sentadas. Na inauguração, no dia 23 de fevereiro, o filme exibido foi “Nós Que Aqui Estamos, Por Vós Esperamos", de Marcelo Massagão (1999).



Publico presente a primeira exibição na Sala Iphan/Cine+Cultura





Planejamento e trabalho em equipe

Desde que foi anunciado que o edital do Cine Mais Cultura, as reuniões de planejamento deram início e contam com a participação no Iphan de  Cyntita Tarrisse, Fábio Rolim, dentre outros funcionários e do Cinelcube Paraty, André Góes, Beth Bitencourt -coordenação  e Dus de Bruine - técnica.
O foco principal desta sala de cinema é exibir em sua programação, 100% de filmes nacionais, numa interface com as escolas públicas de Paraty, no sentido de formação de público para o cinema, além de atividades extra curriculares.




Fotos: Lauro Monteiro
Texto: Fábio Rolin






sábado, 26 de fevereiro de 2011

Programação de Março/2011

Confira a Programação de Cinema em Paraty: agora são 4 pontos de exibição!


Casa da Cultura de Paraty - Centro Histórico

Cineclubinho - Casa da Cultura - Centro Histórico

Sala IPHAN - Centro Histórico

Espaço Colibri - Quinta do Tié - B. da Ponte Branca






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011