domingo, 26 de setembro de 2010

CINECLUBE FAZ INTERCÂMBIO INTERNACIONAL

Intercâmbio cultural com grupo cultural argentino exibe curtas de animação em Paraty





Uma das propostas do Cineclube Paraty, além de desenvolver exibições de curtas, médias e longas metragens é a de refletir e discutir a questão do cinema como expressão artística e elemento de desenvolvimento pessoal, mas também como parte de uma cultura popular, acessível a todo cujo objetivo é ampliar o conhecimento, desenvolver a sua socialização, com circuitos alternativos. Desta forma, durante todo o mês de novembro de 2009, em parceria com a Ong ELOISA-Cinebus da França, o Cineclube Paraty realizou, com o apoio da Prefeitura local, SECTUR, um intercâmbio audacioso, levando as diversas comunidades paratyenses, filmes em 35mm, projetada em uma tela inflável gigante (12 x 8 metros)
Neste ano, o Cineclube Paraty, contanto com o mesmo apoio da Prefeitura e de parceiros como a Casa da Cultura, Cembra, do Ponto de Cultura Flipinha e Flipizona, IHAP e especialmente do artista plástico radicado em Paraty, Juan Iacarusso, o intercâmbio será com o grupo cultural El Camalote,de Buenos Aires, apresentando uma programação especial, gratuita, que reúne curtas e bate-papo com os coordenadores do grupo argentino.

André Góes - diretor geral do Cineclube Paraty e

Patricio Gallardo, um dos responsáveis pelo grupo El Camalote.

Programação


Dia 21 de setembro, 19 horas, no auditório da Escola Cembra - curtas com temas diversos;

Dia 23 de setembro, 20 horas – na Casa da Cultura - curtas de animação com o tema Artes Plásticas.



O que é El Camalote?

El Camalote é um grupo cultural argentino que trabalha há quatro anos com material audiovisual, abordando diferentes temas relacionados à comunicação, assim, tentar construir um espaço de discussão e reflexão.

O grupo tenta somar cada vez mais amigos para acompanhá-lo no fortalecimento de um projeto conjunto para discutir a construção cultural da comunidade em que vivem. Portanto, o grupo tem também como proposta um local de encontro, como um site que hospeda uma variedade de assuntos para compartilhar suas experiências, sabendo que o importante é criar o espaço, a ilha no rio, de modo que mesmo após a sua morte, algo poderá surgir novamente.



Patricio Gallardo e Paola Gonzalez do El Camalote

O grupo El Camarote é coordenado pelos jovens argentinos Paola Borrusso Gonzalez e Patricio Gallardo, ambos com formação em comunicação social, mas preferem definir-se como trabalhadores culturais: “ Somos especializados em organização de espaços para exibição de curtas de animação de várias técnicas artísticas e uma grande variedade de tópicos. Todas as nossas atividades são gratuitas. No nosso site (www.elcamalote.com.ar) pode-se acompanhar a história de nossas atividades, que totalizam mais de 150 reuniões, em diferentes espaços culturais (clubes locais, universidades, centros culturais, cooperativas trabalho, etc.).Nós selecionamos mais de 500 curtas-metragens de todo o mundo.” conclui Gallardo.



Curtas de Animação



Por que curtas?

Paola define esta questão:”porque de todos os modos de expressão visual, os curtas transmitem uma mensagem que, devido à brevidade da sua duração pode mobilizar as sensações e os sentimentos do espectador como nenhum outro formato. Por que animação? Para a maioria da sua produção manteve-se escondido por causa do domínio dos poderosos poucos produtores que, na preocupação de um objetivo econômico, não só renunciou à vasta quantidade de possibilidades artísticas oferecidas pelo gênero, mas também alcançar a hegemonia no espaço da mídia, que impõe um olhar que funciona de acordo com seus interesses, restringindo a entrada de outras pessoas que respondem a lógicas diferentes. Houveram muitos artistas na história da animação que fizeram de suas pinturas, desenhos e experiências, obras de arte. Como técnicas únicas que constituem em si, seja o estilo deste ou daquele autor. Areia, raspagem, gesso, vidro de óleo, temperatura, etc, todas as formas de expressão artística pode ser encontrada na animação de um novo meio, o que aumenta sua beleza.


Exibições de curtas de animação na Escola Cembra visando a
formação de público - um dos objetivos do Cineclube Paraty!

Jovens estudantes de cinema



Público presente no Auditório do Cembra


Professora de artes com alunos do Cembra


Alunos e diretores do Cineclube Paraty
com o artista plástico Juan Iacarusso







Fotos: Lauro Monteiro